5G foi usado para transmitir o desfile do Carnaval paulista

TV Globo utilizou a rede 5G SA da Claro para transmissão das imagens diretamente da avenida

A TV Globo utilizou o 5G para transmitir o desfile Grupo Especial das Escolas de Samba da cidade de São Paulo no Carnaval de 2023 pela primeira vez. A emissora utilizou a rede 5G SA (standalone), que opera na faixa 3,5 GHz, que é chamada de “verdadeiro 5G”, já que oferece a melhor experiência de uso, com baixíssima latência e maior velocidade. A partir da parceria, a Globo experimentou muito mais agilidade na transmissão de imagens a partir do Sambódromo do Anhembi. 

A tecnologia utilizada foi uma rede 5G priorizada, que proporciona mais disponibilidade, estabilidade e abrangência. Ela utilizou uma tecnologia conhecida como Network Slicing, que permite dedicar uma faixa de tráfego de dados exclusivamente para determinado processo. Assim, tudo o que os cinegrafistas da Globo filmavam na avenida era transmitido diretamente para a TV com o mínimo atraso. 

Com o tráfego priorizado, é possível garantir que a banda foi utilizada com total eficiência para a transmissão da Globo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede. Isso traz uma diferença para a transmissão, porque normalmente, quando usamos a Internet, nós ocupamos espaço no tráfego de dados, como os carros na rua de uma cidade. Com o Network Slicing, a TV Globo não passa pelo mesmo processo, pois tem seu tráfego priorizado. 

Para que a transmissão fosse realizada, os cinegrafistas usavam mochilinks, que são mochilas adaptadas com dois SIM Cards 5G, que foram usadas pelos cinegrafistas para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores em todo o Brasil.  

Rede da Claro 

A operadora que forneceu a rede 5G foi a Claro, enquanto a Embratel foi a empresa que fez o Network Slicing – as duas companhias fazem parte do mesmo grupo empresarial, a mexicana América Móvil. A Globo já é cliente de longa data da Embratel, que tem experiência com a transmissão de eventos ao vivo – ela já trabalhou nos Jogos Olímpicos Rio 2016, por exemplo. 

Segundo a empresa, foi possível mostrar que o 5G é uma tecnologia capaz de transformar a transmissão das imagens para os telespectadores, com alto poder de processamento de dados e baixíssima latência.  

A infraestrutura única montada pela Claro e pela Embratel forneceu confiabilidade e flexibilidade para a transmissão com 100% de garantia de banda. Além disso, o 5G já estava ativado na região do Sambódromo do Anhembi e levou uma melhor experiência de conectividade também ao público presente. 

Com o 5G+, os equipamentos foram capazes de transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade e velocidade, além de maior mobilidade, pois o uso de rede 5G elimina a necessidade de cabeamento, tornando o manuseio das câmeras mais fácil. A transmissão ocorreu a partir de qualquer ponto do Sambódromo, incluindo a concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; a dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas; e a arquibancada, lugar em que público acompanha os desfiles. As câmeras conectadas com 5G estiveram totalmente livres para circular pelo Sambódromo. 

Rock in Rio 2022 também foi transmitido com o 5G 

A TV Globo já tinha usado o 5G para transmitir conteúdo ao vivo antes. Um dos eventos mais recentes foi a última edição do Rock in Rio, em setembro de 2022. Na ocasião, a emissora usou a rede de 3,5 GHz da TIM, que havia montado uma rede 5G especificamente para atender seus clientes durante o festival de música. 

A TV Globob utilizou quatro mochilinks para capturar e transmitir imagens em alta definição ao vivo do festival com mais rapidez e qualidade em tempo real, em quaisquer pontos do Parque Olímpico com dinamismo. A maior mobilidade e agilidade das equipes contribuíram para levar ao público em casa uma experiência muito mais rica, definiu a TIM. 

Aquele foi o primeiro Rock in Rio onde havia uma rede 5G disponível para o público, e o evento também acabou se destacando pelo tráfego de mais de 130 TB de dados entre clientes da TIM no festival.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.