5 livros para conhecer a obra de Gabriel García Márquez

Considerado um dos principais escritores do século XX, Gabriel García Márquez (1927– 2014) é também um dos maiores nomes da literatura latino-americana. Sua obra se destaca pelas características do realismo mágico, fantástico ou maravilhoso. Em 1982 o escritor foi premiado com o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra. 

Diante da grandiosidade de sua obra, Gabriel García Márquez é um dos autores cujos livros são estudados nas aulas de literatura e abordados em provas de vestibulares diversos. Pensando nisso, selecionamos 5 livros do autor para conhecer melhor sobre a sua escrita e principais características de sua produção literária. Confira abaixo!

5 livros de destaque de Gabriel García Márquez

Cem Anos de Solidão (1967)

Em primeiro lugar apresentamos um livro do escritor colombiano que é considerado uma das obras mais importantes da literatura latino-americana. Uma das obras mais lidas e traduzidas do mundo, Cem Anos de Solidão conta a história de ascensão e queda da família Buendía, que se passa na cidade de Macondo, cidade fundada pela própria família. 

O Amor nos Tempos do Cólera (1985)

Já a obra O Amor nos Tempos de Cólera é um romance de gênero realismo fantástico que conta a história de um triângulo amoroso. A história se passa no século XIX e o triângulo amoroso dura cerca de 50 anos. 

Crônica de uma morte anunciada (1981)

Com linguagem direta, o autor cria um enredo que tem como centro a morte de Santiago Nasar. Desse modo, a trama é construída a partir dos depoimentos e versões dos personagens que estiveram com Santigo antes de seu assassinato. Apesar de usar tom quase jornalístico, o autor mantém a poesia e a composição rica dos personagens.

Doze contos peregrinos (1992)

O livro Doze Contos Peregrinos reúne diversos contos do autor colombiano que foram escritos em diferentes períodos, como “Só vim telefonar” e “O rastro do teu sangue na neve”. Nesse sentido, o livro traz diversas histórias e é uma boa opção de leitura para quem deseja conhecer a obra do escritor com textos mais curtos. 

Memórias de minhas putas tristes (2004)

Por fim, recomendamos um livro mais atual que é também o último romance escrito por Gabriel García Márquez. Nessa obra, o personagem central, que é um velho homem solitário, relembra episódios de sua vida, principalmente os episódios sexuais, e reflete sobre sua trajetória. 

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.