5 livros da literatura brasileira que inspiraram filmes

As obras cinematográficas são uma ótima opção de fonte para aumentar o repertório sociocultural daqueles que estão se preparando para o Enem ou para outras provas de vestibular. Há ainda filmes que são baseados ou cujos roteiros foram feitos a partir de obras literárias.

Muitos filmes colocam em cena histórias de grandes autores da literatura do Brasil. Desse modo, podem ajudar nos estudos para as provas de literatura. Pensando nisso, apresentamos abaixo 5 obras da literatura brasileira que são cobradas nos vestibulares e que foram adaptadas para o cinema. Confira!

A Hora da Estrela

Em primeiro lugar, apresentamos a obra de Clarice Lispector A Hora da Estrela. O livro conta a história de Macabéa, jovem datilógrafa que sai de Alagoas e vai para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, mas caba tendo um fim trágico. O texto ganhou uma adaptação para o cinema em 1985. O filme homônimo contou com a direção de Suzana Amaral.

O Auto da Compadecida

Peça de Ariano Suassuna ambientada na Paraíba, O Auto da Compadecida ganhou uma adaptação para o cinema em 2000. O filme mostra a história da dupla Chicó e João Grilo no sertão do Nordeste. O longa, inicialmente composto como uma série, traz novos personagens e novos elementos para a trama.

Capitães da Areia 

Inspirado em romance homônimo de Jorge Amado, Capitães da Areia é um ótimo filme para visualizar as imagens e os cenários do livro. O longa retrata a história do bando de meninos em situação de rua que sobrevivia a partir de pequenos furtos feitos nas ruas de Salvador. Além disso, o filme conta com um roteiro fiel à obra.

Macunaíma 

O romance Macunaíma, obra de Mário de Andrade é símbolo do modernismo no Brasil. A obra, que traz um belo retrato do país foi adaptada para o cinema, com um filme que mostra a história do ameríndio de nome Macunaíma. Desse modo, o filme retrata a vida do indígena deste o seu nascimento até a sua morte com uma narrativa e cenas muito divertidas.

Vidas Secas

Por fim, trazemos a obra de Graciliano Ramos Vidas Secas, romance publicado pela primeira vez em 1938. O filme de título homônimo é bastante fiel à obra. Desse modo, o enredo se ambienta no Nordeste do Brasil e retrata a vida de Fabiano e de sua família na busca por melhores condições de vida no sertão.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.