5 filmes para entender a Guerra Fria: confira!

Descubra quais são eles!

5 filmes para entender a Guerra Fria: a lista

Guerra Fria, iniciada no ano de 1947, foi um dos conflitos mais importantes de toda a história contemporânea.

O evento marcou a divisão do mundo em dois grandes blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco socialista, liderado pela URSS.

O assunto é abordado com grande frequência nas principais provas do país, como o ENEM, os vestibulares e os concursos. Assim, é fundamental que você revise as principais características da Guerra Fria constantemente. E que tal fazer isso por meio de filmes?

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com 5 filmes que abordam esse evento.

5 filmes para entender a Guerra Fria: 13 dias que abalaram o mundo

13 dias que abalaram o mundo é uma produção cinematográfica que retrata um episódio extremamente importante da Guerra Fria: a Crise dos Mísseis.

O evento aconteceu em 1962 e envolveu o presidente americano John F. Kennedy e o líder soviético Nikita Kruscev.

5 filmes para entender a Guerra Fria: Adeus, Lênin

A obra retrata os anos finais da Guerra Fria, especialmente através da retratação da crise enfrentada pela União Soviética desde a década de 80.

Adeus, Lênin aborda a queda do muro de Berlim, que aconteceu em 1989, e o fim da URSS, que aconteceu em 1991, sob a ótica das pessoas comuns.

5 filmes para entender a Guerra Fria: Boa noite e boa sorte

Essa produção cinematográfica de 2005 retrata o Macartismo, doutrina anticomunista criada pelo senador Joseph McCarthy.

A ideologia, que ficaria conhecida como “caça às bruxas”, gerou uma grande onda de paranóias nos Estados Unidos da segunda metade do século XX. Boa noite e boa sorte retrata um país em que todos parecem suspeitos de colaborar com a suporta ameaça comunista.

5 filmes para entender a Guerra Fria: A vida dos outros

A vida dos outros, produzido em 2006, é um filme alemão que retrata o sistema de vigilância instaurado pelos soviéticos na Alemanha Oriental.

Ainda, a obra retrata as conspirações existentes na época, os sistemas de espionagem e a falta de privacidade dos cidadãos.

5 filmes para entender a Guerra Fria: Dr. Fantástico

A obra foi produzida no ano de 1964, quando o conflito ainda não havia terminado. A narrativa de Dr. Fantástico tem como objetivo realizar uma sátira em relação ao militarismo excessivo que dominava tanto os Estados Unidos quanto a URSS nesse período.

No filme, temas como uma guerra nuclear, o fim da Segunda Guerra Mundial e a corrida armamentista são retratados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.