5 erros que não podem ser cometidos no feedback

Neste conteúdo, apresentamos 5 erros que não podem ser cometidos no feedback se você realmente quer atingir bons resultados com os seus liderados.

Afinal, apesar de ser algo corriqueiro nas empresas, muitas pessoas ainda pecam na hora de oferecer um feedback que seja verdadeiramente construtivo.

Por isso, trouxemos informações que podem ajudar você a implementar feedbacks de qualidade. Acompanhe!

5 erros que não podem ser cometidos no feedback

Claro que existem muitos tipos de erros que não podem ser cometidos no feedback. Porém, neste conteúdo nós elencamos os cinco mais “pesados”, digamos assim. Fique atento aos fatores abaixo:

1. Constrangimento do colaborador

Nunca, em hipótese alguma, o feedback deve proporcionar qualquer tipo de constrangimento para o colaborador. Tome muito cuidado com isso! Se porventura esse tipo de situação acontecer, você está dando feedbacks da forma errada.

Primeiro porque não se deve dar feedback sobre coisas individuais na frente de outras pessoas, segundo porque essa conversa é para ser construtiva, e não destrutiva.

2. Falas “misteriosas”

Sabe aquele tipo de conversa misteriosa, que não agrega em nada? Bem, ela não deve acontecer. Tenha cuidado! Você não deve usar frases como “descubra onde você deve melhorar”, por exemplo. Afinal, se o feedback, partindo desse tipo de mistério, serve apenas para ser um enigma, por que dá-lo aos seus colaboradores? Pois é!

Lembre-se de que essa conversa precisa ser de direcionamento e alinhamento de ideias/estratégias. E não um jogo de adivinhação para causar angústia no colaborador.

3. Focar em características pessoais que não abalam o trabalho

Esse é um dos piores erros que não podem ser cometidos no feedback. Sabe por quê? Porque pode se tornar preconceituoso, discriminatório e ofensivo.

Quer um exemplo? Imagine que você tem uma liderada muito introvertida e tímida. O jeito dela pode ser mais contido e, até mesmo, infantilizado no modo de se portar em algumas circunstâncias (como por exemplo no uso de papelaria no trabalho). Agora, pense em quanto isso impacta nas atividades dela… Se em nada impacta e os resultados são positivos e dentro do esperado, por que comentar sobre isso?

Claro que não estamos falando do dress code. Estamos falando de características de personalidade. Se não há qualquer interferência no trabalho, não deve entrar em jogo na hora do feedback.

4. Não permitir que o colaborador fale

Erro gravíssimo e que pode tornar o ambiente de trabalho cansativo e desgastante! Portanto, nada de ficar interrompendo as falas do colaborador. Escute-o ativamente e tente entender o lado dele, sempre.

Demonstre acolhimento, respeito e interesse. Tudo isso faz toda a diferença na hora de criar um clima organizacional agradável.

5. Querer resolver anos de problemas em uma única sessão

Se você não tem o costume de oferecer bons feedbacks, não pense que todos os problemas da vida serão resolvidos em uma só sessão. Estar ciente disso impede que o feedback perdure por uma eternidade, cansando o colaborador e diminuindo as chances de sucesso da conversa.

Procure manter periodicidade para que isso não aconteça e os assuntos não acabem se acumulando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.