5 dicas para mandar bem em provas discursivas

É comum que vestibulares e concursos apresentem alguma etapa com provas discursivas. Esse tipo de prova costuma causar maior receio nos estudantes, pois eles temem ainda mais o erro. Isso se dá porque as provas discursivas exigem mais atenção e conhecimento mais aprofundado sobre o tema em questão.

Nesse sentido, é preciso se dedicar bastante ao estudo e treino para esse tipo de questão. Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como mandar bem em provas discursivas!

1. Tenha atenção ao enunciado

Em primeiro lugar, é preciso ter total atenção ao enunciado, pois entender o que exige o enunciado é a chave para responder bem a qualquer questão. Desse modo, leia o enunciado ao menos duas vezes e se certifique de qual é a questão central. A partir disso, você poderá listar os tópicos sobre os quais você precisará discorrer para responder de forma completa ao que foi pedido.

2. Seja objetivo na resposta

Dar muitas voltas para chegar ao ponto central não é a melhor forma de responder a uma questão discursiva, pois você perderá tempo e ainda pode passar a impressão de que não possui conhecimento suficiente sobre o tema. Portanto, seja assertivo e vá direto ao ponto. Mesmo que queira fazer uma pequena introdução, o ideal é responder primeiro à questão central e depois justificar ou argumentar sobre o que foi dito.

3. Fundamente a sua resposta

A fundamentação é uma parte crucial para responder bem a uma prova discursiva. Desse modo, além de dizer de maneira direta a resposta, argumente e a justifique. Lembre-se de que não se trata de uma questão objetiva e prática, mas sim de uma questão que exige que você discorra sobre o tema. Para isso, corrobore sua resposta a  partir de fontes confiáveis.

4. Obedeça as regras gramaticais

Provas de concursos e vestibulares exigem a escrita formal. Portanto, para garantir uma boa nota, tenha total atenção às regras gramaticais. Evite marcas da oralidade, como abreviações, por exemplo. Após concluir o seu texto, faça uma revisão e corrija possíveis erros de acentuação e de pontuação. Além disso, estude o novo acordo ortográfico para não errar na escrita das palavras.

5. Evite rasuras

Por fim, evite rasuras. Por questões de segurança, o uso de corretivos é vedado em provas discursivas de concursos e vestibulares. Além disso, há bancas que anulam questões rasuradas. Portanto, evite ao máximo rasurar o seu texto. Se cometer algum erro, basta fazer um traço simples e escrever a palavra certa ao lado. Para evitar erros maiores, faça um breve rascunho de sua resposta, com o encadeamento lógico que deve seguir, e só escreva na folha de resposta o texto definitivo.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.