Encontrar um ponto comercial para uma franquia é crucial para o sucesso da empresa. Portanto, existem inúmeras oportunidades deste ramo no mercado brasileiro. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franquias), 2.882 marcas diferentes estão vendendo produtos e serviços ativamente no Brasil. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para escolher o ponto comercial para sua franquia.
Muitas franquias trabalham com protótipos de vitrines que exigem localizações privilegiadas. Isso porque de pouco adianta ter uma marca conhecida e um ótimo produto ou serviço, se você não consegue atingir seu público-alvo. No caso das lojas físicas, os franqueados também devem considerar a localização de seus estabelecimentos.
5 dicas para escolher ponto comercial para sua franquia
Ao tomar a decisão de iniciar um negócio, há muitos fatores para considerar. Isso pode ser na forma de um valor de investimento razoável, estratégia de negócios etc. Portanto, a estrada pode ser longa.
O lado bom é que, como franqueado, você pode contar com o suporte da empresa franqueadora em todas as etapas do processo. Isso desde a pesquisa inicial até a finalização da melhor localização possível para o seu negócio.
O proprietário da franquia, normalmente define as características mais fundamentais empresa dentro de uma perspectiva de negócios. Também é prática comum, realizar análises como geomarketing para determinar quais áreas têm maior potencial para o negócio.
1ª Dica: Saiba com quem você está falando
Você deve fazer uma pesquisa demográfica preliminar para ter uma ideia do seu público-alvo. No final das contas, é importante escolher um local em uma região por onde passem pessoas interessadas e com hábitos de compra estabelecidos de seus produtos.
Portanto, é importante examinar o comportamento do consumidor regional para determinar o meio mais eficaz de atendê-lo. Isto é, se você conhece seu mercado-alvo por dentro e por fora, pode adaptar seus negócios para atender às necessidades específicas deles.
2ª Dica: Mobilidade para escolher ponto comercial
Cada variedade de franquia tem suas peculiaridades. Isso significa que estar em uma área altamente centralizada com alto tráfego de pedestres será crucial para algumas empresas.
Por exemplo, se você estiver procurando por um local com alto tráfego de pedestres, como um shopping, procure um que esteja convenientemente localizado perto de uma estação de metrô, pontos de ônibus e outros centros semelhantes.
Como a maioria dos clientes dos franqueados dirige por conta própria, outras redes de franquias preferem ambientes mais tranquilos e com amplo estacionamento.
3ª Dica: Requisitos de negócios
As pessoas costumam comprar certos produtos ou serviços no calor do momento, especialmente itens de conveniência, como fast food ou itens especiais de baixa margem. Por isso, é preferível estar em uma área movimentada com muito tráfego de pedestres.
No entanto, existem outros, como uma empresa que vende junta rotativa, para os quais isso não é necessário. Desse modo, isso permite evitar os valores de aluguel mais altos normalmente encontrados em regiões mais centrais.
As franquias estão continuamente expandindo seus formatos para atender às demandas dos negócios e do mercado. As marcas hoje não estão apenas investindo dinheiro em shoppings e lojas de rua, mas também em containers e quiosques.
Assim, eles conseguem introduzir modelos mais baratos que ainda atraem os clientes. Seja um local conveniente ou um layout novo e acessível, essas empresas sempre parecem atrair novos clientes.
4ª Dica: Observe seus concorrentes ao escolher ponto comercial
Por exemplo, a presença de empresas concorrentes nas proximidades pode ser muito proveitosa para um varejista de roupas. Por fim, isso ajuda a atrair mais compradores e há mercado suficiente para que todos possam lucrar.
No entanto, haverá empresas que podem enfrentar desafios operacionais significativos porque visam um público menor. Então, se houver muita concorrência por perto, inevitavelmente um terá um efeito negativo no desempenho do outro.
5ª Dica: Aproveite todo o potencial do bairro
Por fim, é lógico que há bairros mais ricos dentro da mesma cidade. Por isso, é fundamental pensar neste e em outros fatores na hora de decidir a melhor localização comercial para uma franquia.
Procure saber se a região de interesse está subindo ou descendo. Dessa forma, é possível acompanhar a abertura e o fechamento dos negócios. Ou se o seu negócio for no setor de serviços de alimentação, talvez com uma cadeia de fast food, há uma população crescente nas proximidades.
Na mesma linha, converse com empresários e residentes. Aliás, se você já mora na área, pode achar muito mais simples identificar pontos promissores. Assim, saiba como eles se adaptaram às mudanças recentes na área, como aumento ou diminuição do tráfego de pedestres e veículos.