4º lote da Restituição do IR beneficiará somente brasileiros sem prioridades

Pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 31 de agosto, mas consulta estará liberada antes.

Dentro de mais algumas semanas, a Receita Federal deverá retomar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda. De acordo com informações oficiais do Fisco, o saldo será liberado a partir do dia 31 de agosto, mas a consulta poderá ser feita já a partir do próximo dia 24, ou seja, uma semana antes da liberação oficial do saldo.

Desta vez, o foco dos pagamentos estará nas pessoas que não estão em nenhum grupo prioritário das liberações, ao contrário do que ocorreu durante os repasses dos últimos lotes da restituição. Mesmo que a Receita ainda não tenha divulgado a quantidade exata de pessoas que poderão receber o saldo neste quarto lote, é possível adiantar que a ideia é liberar o dinheiro para:

  • contribuintes sem prioridade legal ou vantagem definida pela Receita na temporada de 2023;
  • contribuintes que estavam na malha ou entregaram/retificaram a declaração após os lotes já pagos.

“Basicamente todos os contribuintes com prioridade já foram contemplados. Porém, pode haver alguns que estavam em malha ou entregaram/retificaram a declaração após os lotes”, disse a Receita Federal por meio de nota. Desta forma, a ideia é focar agora naqueles que não possuem nenhum tipo de prioridade.

“Ou seja: Os contribuintes com prioridades, que não caíram em malha e entregaram a declaração até de 10 de julho, já tiveram suas restituições pagas nos três primeiros lotes”, afirma, por nota, a Receita Federal.

A ordem de prioridade

De uma maneira geral, o Fisco está seguindo uma ordem de pagamentos prioritários desde o início dos repasses da restituição. Nesta ordem são contemplados inicialmente aqueles grupos que possuem algum nível de prioridade. Veja abaixo:

  • 1 – idosos com idade superior a 80 anos;
  • 2 – idosos acima de 60 anos;
  • 3 – pessoas com moléstia grave ou deficiência física ou mental;
  • 4 – professores;
  • 5 – quem recebe com chave Pix CPF ou utilizou a pré-preenchida;
  • 6 – os demais contribuintes.
4º lote da Restituição do IR deve beneficiar somente brasileiros sem prioridades
Idosos estão no topo da prioridade dos pagamentos da restituição. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O calendário de pagamentos da restituição

O Fisco pretende realizar os repasses de cinco lotes de pagamentos até o final deste ano de 2023. Destes, três já foram realizados de fato. Agora restam, portanto, o 4º lote que vai ser pago neste mês de agosto e o 5º lote que vai ser liberado em setembro. Veja no calendário abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
  • 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
  • 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Como consultar

Assim como adiantado pela Receita Federal, o processo de consulta aos dados da restituição do Imposto de Renda no 4º lote só será liberado a partir do próximo dia 24. Assim, o contribuinte não vai conseguir confirmar se está no grupo de recebimento por agora.

De todo modo, quando a consulta for liberada a partir do dia 24, o indivíduo vai conseguir realizar a conferência sem precisar sair de casa. Para tanto, será necessário abrir o site da Receita Federal, inserir os seus dados pessoais, como CPF e data nascimento e realizar a verificação.

Para ter acesso a alguns dados mais detalhados, o indivíduo poderá realizar a consulta através do portal e-CAC, que fica disponível dentro do sistema do aplicativo do Imposto de Renda, o mesmo que o contribuinte usou no momento da declaração.

Aumento da isenção do Imposto de Renda

Nesta semana, a comissão mista do Congresso Nacional aprovou o relatório da Medida Provisória (MP) que prevê o aumento da isenção do imposto de renda no Brasil. Trata-se do texto que foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que estabelece um aumento do teto de R$ 1,9 mil para R$ 2,6 mil.

Tal medida já tem força de lei desde que foi assinada por Lula ainda maio, mas precisa ser aprovada até o final deste mês no Congresso Nacional para não perder a validade. Depois de passar pela comissão mista, o documento ainda precisa da análise do plenário do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.