4 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas em 2021

Cerca de 4 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas em 2021. Isso trouxe um crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando 3,3 milhões de novos negócios foram criados no Brasil.

A expansão é ainda mais notável quando comparado aos números de 2018, com um salto de 53,8% de novas micro e pequenas empresas que foram abertas no país.

O último levantamento foi realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Somente no último ano, 3,9 milhões de novos empreendedores realizaram a formalização de micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs).

Sebrae destaca a necessidade que os brasileiros estão tendo por empreender

Por conta da pandemia, muitas pessoas se viram forçadas a irem para o empreendedorismo como uma forma de terem sustento ao longo do mês. Por conta dessa necessidade, muitos viram nesse modelo de trabalho uma oportunidade, incentivando muitos trabalhadores, que antes entendiam que gerir uma empresa era algo apenas para “grandes empresários”.

O órgão avalia que ao longo de 2022, isso vai continuar se mostrando como uma tendência de crescimento no número de microempreendedores no Brasil, que estão encontrando forças para escapar da crise econômica que começou muito antes da pandemia no país.

Outro dado interessante e que mostra o atual momento da economia brasileira, é uma pesquisa que foi realizada em 2020 pelo Monitor do Empreendedorismo Global. Nela foi visto que pelo menos de 50 milhões de brasileiros ainda não tinham planos de abrir o próprio negócio nos próximos anos. Porém dois terços dos entrevistados, agora afirmam que têm uma tendência de “empreender”.

Detalhes sobre as milhões de micro empresas no Brasil

O Sebrae atribuiu que no momento a abertura de empresas no país está em um processo menos burocrático do que era. Isso se deu até alguns anos atrás, muito por conta da Lei da Liberdade Econômica que foi instaurada em 2019, permitindo a integração das juntas comerciais. A lei também permitiu a simplificação ao realizar a abertura digital de uma pequena empresa.

Como grande destaque no último ano, aconteceu a consolidação da figura jurídica como microempreendedor individual (MEI). A categoria respondeu por 3,1 milhões de pessoas, representando 80% das novas empresas abertas no Brasil em 2021, e superando os 75% registrados no ano anterior.

Quase 1 milhão de micro empresas abertas no país em 2021

No último ano, foram abertas 682,7 mil microempresas (que corresponde a 17,35% do total). Com isso, acabou se registrando um faturamento de até R$ 360 mil por ano. Inclusive, este foi o recorde da série histórica para o segmento. A categoria inclui empresas que registram um faturamento de 360 mil a R$ 4,8 milhões por ano.

A tendência de novas microempresas gera a expectativa de mais aumento ao longo dos próximos anos. Isso é visto principalmente com os primeiros empreendedores, que decidiram se tornar pessoas jurídicas por conta da crise da pandemia e gostaram da ideia. É esperado que o número de pequenas empresas abertas por ano passe de 100 mil já em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.