3 mulheres astrônomas que você precisa conhecer

A maneira como olhamos para as estrelas foi influenciada por muitas mulheres, apesar da maioria das pessoas não conhecer seus nomes.

Todavia, muitas delas perseguiram sua paixão pelos céus muito antes de a rede de veteranos da astronomia os dar as boas-vindas ao rebanho.

Felizmente, as coisas estão mudando, embora as mulheres ainda representem apenas 15% dos profissionais de astronomia em todo o mundo.

Mas, como você verá, o que lhes falta em números, essas mulheres compensam em contribuições para a nossa compreensão do cosmos.

Conheça a história e os feitos de três importantes astrônomas!

Nancy Grace Roman: Mãe do Telescópio Espacial Hubble

Muito antes de a maioria das mulheres se atrever a considerar uma carreira científica, Nancy Grace Roman sonhava em ser astrônoma, de acordo com uma entrevista da NASA. Nascida em 1925, ela organizou um clube de astronomia de quintal para seus amigos quando tinha 11 anos e nunca parou de buscar as estrelas.

Ela obteve seu doutorado. em astronomia na Universidade de Chicago em 1949 e se tornou o primeiro chefe de astronomia da NASA – e a primeira mulher a ocupar um cargo executivo lá.

Ela morreu em 25 de dezembro, aos 93 anos.

A maior conquista de Roman foi talvez sua cruzada pioneira para desenvolver telescópios orbitais, incluindo o Hubble, que ajuda os astrônomos a detectar a radiação eletromagnética das estrelas (como infravermelho e raios gama) que são bloqueados principalmente pela atmosfera da Terra.

Seus esforços deram a incontáveis astrônomos uma visão mais completa de como as estrelas se formam e evoluem.

Margaret J. Geller: cartógrafa do universo

O universo é um lugar grande, mas isso não impediu Margaret Geller de tentar reduzi-lo a um tamanho compreensível. Desde o início, seu objetivo tem sido nada menos que divino: mapear tudo o que pode – e não pode – ser visto no cosmos.

O premiado Geller recebeu um Ph.D. de Princeton e lecionou em Harvard. Ela trabalha como cientista sênior no Smithsonian Astrophysical Observatory, onde estuda a estrutura das galáxias, incluindo nossa própria Via Láctea, e busca mapear a distribuição da matéria escura para nos ajudar a entender melhor seu papel no universo e nossa relação com ele .

Carolyn Shoemaker: Caçadora de cometas

Com centenas de asteróides e dezenas de cometas em seu nome ( mais do que qualquer outro astrônomo ), Carolyn Shoemaker é uma lenda. Talvez sua maior reivindicação à fama seja a co-descoberta de 1993 com seu marido, Eugene, e o astrônomo amador David Levy do cometa Shoemaker-Levy 9.

Quando o encontraram, o cometa estava orbitando Júpiter em pedaços, aparentemente pouco depois de ser agarrado pelo forças gravitacionais gigantescas do planeta e dilacerado.

No ano seguinte, seus 21 fragmentos se chocaram com Júpiter, impressionando os astrônomos em todos os lugares com um show espetacular que só acontece uma vez na vida.

Agora, com 85 anos, Shoemaker recebeu vários prêmios por sua descoberta que alterou o mundo e subsequente trabalho de varredura dos céus em busca de asteróides e cometas que poderiam colidir com a Terra.

E então, gostou de conhecer essas três importantes astrônomas?

Não deixe de ler também – 6 mulheres que marcaram a história da matemática

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.