3 dicas de filmes sobre conflitos na África 

Conflitos sangrentos e históricos aconteceram no continente africano, por isso são muito frequentes em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares.

Selecionamos três dicas de filmes que abordam conflitos e ditaduras que deixaram milhares de vítimas na África. Acompanhe o artigo e fique por dentro. 

O Último Rei da Escócia 

O filme retrata a vida do médico escocês Nicholas Garrigan que termina seus estudos e acaba indo para Uganda em busca de novos desafios, além de ajudar o país que vive em situações precárias e necessita de profissionais capacitados. 

Ao desembarcar no país, ele acaba se deslocando até o local de um acidente com o líder do país Idi Amin que atropelou uma vaca. 

O médico acaba controlando a situação com suas habilidades, despertando assim a admiração do ditador africano. 

Idi Amin resolve convidar Nicholas para se tornar médico particular dele. O profissional aceita o convite e passa a frequentar a família e círculo social de um dos ditadores mais terríveis da história da África. 

A obra é baseada em um romance de Giles Foden, sobre um personagem fictício. Além disso, retrata a realidade do país africano e o começo da ditadura de Idi Amin. 

Hotel Ruanda 

O longa retrata a vida do povo ruandês ao longo dos conflitos políticos de 1994. 

Para se ter uma ideia, a guerra civil em Ruanda matou mais de um milhão de pessoas em apenas 100 dias, se tornando o maior conflito da história do país entre hutus e tutsis. 

Ruanda não contou com apoio de outros países e teve ajuda apenas de um pequeno grupo de segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), por isso a população teve que encontrar maneiras de sobreviver em meio ao caos.

Com o objetivo de ajudar o maior número de pessoas possível, o gerente do hotel de luxo Milles Collines, Paul Rusesabagina, acaba abrigando mais de 1.200 pessoas contando apenas com sua coragem e influência.  

Diamante de Sangue 

O filme retrata a vida em Serra Leoa no final dos anos 90. O país se encontra em uma intensa guerra civil entre a FUR (Força Unida Revolucionária) e o governo. 

Em meio a conflitos violentos, dois homens se juntam com o objetivo de recuperar uma jóia que pode mudar a vida de ambos. 

Mesmo vivendo em meio a um cenário de caos, violência e mortes, eles decidem embarcar nessa jornada com a ajuda de uma jornalista norte-americana. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre conflitos na África? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Deserto do Saara: Entenda por que ele é importante para a Amazônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.