O Brasil é um celeiro de grandes compositores. Sendo assim, muitos deles acabam inspirando questões de provas diversas de vestibulares, Enem e concursos públicos.
Selecionamos os três compositores mais citados nas avaliações: Luiz Gonzaga, Renato Russo e Chico Buarque. O que acha de ver como cada um deles pode aparecer na sua próxima prova?
O Rei do Baião é sempre relembrado em provas de vestibular ou ENEM. Sua composição mais famosa, “Asa Branca” é um retrato das dificuldades enfrentadas no sertão nordestino, sobretudo a seca.
Outra canção “Vozes da seca” também relata a vida sofrida do povo nordestino e aos estereótipos criados acerca dele pelo resto do Brasil. Confira a letra para entender o protesto de Luiz Gonzaga:
“Seu ‘doutô’, os nordestino têm muita gratidão / Pelo auxílio dos ‘sulista’ nessa seca do Sertão / Mas ‘doutô’ uma esmola a um homem que é são / Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.
Ícone do rock brasileiro dos anos 80, Renato Russo, líder da banda Legião Urbana morto em 1996, se destaca até hoje como um dos compositores mais ativos quando se trata de música brasileira de protesto.
Muitas delas exprimem a sensação do brasileiro em relação à política do País e descaso com a população. Outras retratam efeitos do passado do Brasil nos dias atuais. E mesmo que as músicas tenham sido escritas há mais de 30 anos se fazem válidas hoje em dia.
Podemos citar como bom exemplo a canção “Índios”, que se refere à colonização das Américas pelos europeus, opinando sobre como os nativos foram catequizados e as terras exploradas.
Na música “Que País é Esse”, bem conhecida, traz à tona esquemas de corrupção, o descumprimento de leis por parte dos políticos, assim como é a imagem do Brasil para o restante do mundo.
Além destas duas há muitas outras composições de Renato Russo que podem ser debatidas na redação do Enem ou vestibular e estarem em questões de interpretação de texto, por exemplo.
Outro célebre compositor da música brasileira, Chico Buarque de Hollanda, tem sempre um espaço em provas de vestibular, bem como do Enem.
Durante a Ditadura Militar no Brasil, precisou se exilar na Europa por sofrer perseguição. Por todas as censuras sofridas à época, compôs vários hinos relacionados ao tema, mas sempre apostando em metáforas, algo que o Enem adora.
“Apesar de você” e “Cálice” são duas canções-símbolo de Chico e que podem estar presentes em questões ou ser citadas em redações.
Ainda podemos citar outras composições que se referem a temas sociais, como “Construção”. Esta é uma crítica ao sistema, que deixa à margem aqueles que estão fora da elite econômica.
Ou seja, boa parte dos trabalhadores, que servem os patrões e muitas vezes estão por trás de grandes feitos, como construção de edifícios luxuosos, mas não são valorizados.
Não deixe de ler também: Enem e vestibulares: Especialista ajuda como controlar a ansiedade antes das provas