Concursos: Como controlar a ansiedade antes das provas

Como controlar a ansiedade antes das provas? Quem presta concursos públicos sabe bem como esse sentimento pode atrapalhar bastante a preparação. Além de prejudicar o desempenho no dia do certame, claro.

Selecionamos quatro dicas essenciais para concurseiros que querem ficar menos ansiosos e, assim, alcançar melhores resultados. Acompanhe!

1. Exercite-se

Manter uma rotina de exercícios físicos é algo excelente para diminuir ansiedade. Portanto, pense nisso especialmente se você está se preparando para concursos e tem sofrido com a pressão que naturalmente surge nos momentos finais.

Além disso, a saber, atividades diárias que trabalham com o corpo ajudam a estimular o raciocínio lógico e a memória. Ou seja, coisas fundamentais para quem estuda e deseja ter bom desempenho em provas.

2. Medite

Meditar diariamente também funciona muito bem quando se quer seguir uma vida com menos ansiedade. Fazer disso um hábito pode melhorar muito a consciência corporal, o poder de concentração e ainda relaxar o corpo e a mente. Isto é, você estará se preparando para qualquer obstáculo mais difícil, como, por exemplo, um concurso público.

3. Descanse

Muito se engana quem pensa que, para passar em um concurso, não pode tirar um tempinho para descansar.

Pelo contrário. Um dos fatores mais importantes para aqueles que desejam ter um desempenho satisfatório é encontrar o equilíbrio entre o estudo de alta performance e a rotina saudável paralela. E a saúde só se garante quando há momentos de descanso, relaxamento e tempo com a família.

Faça isso para que a sua ansiedade não ultrapasse limites.

4. Planeje

Quando você não tem um planejamento coerente aumenta as chances de sofrer com a ansiedade antes das provas.

Aquele estudante que monta seu cronograma, conseguir segui-lo e sabe em que nível se encontra se sente mais seguro e não catalisa emoções tão prejudiciais nas semanas que antecedem o concurso.

Dessa forma, procure se organizar do começo ao fim, buscando qualidade nos estudos. Ou seja, entendendo as matérias de maior dificuldade, respondendo questões, treinando o tempo. Mostrando-se preparado de fato.

E então, gostou das dicas para se sentir menos ansioso antes do concurso? Deixe seu comentário dizendo qual a sua experiência!

Leia também – Concursos: Próximas provas organizadas pelo Cebraspe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.