De acordo com o Ministério da Economia, o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos beneficiários do INSS foi antecipado. Os valores começam a ser pagos nesta quinta-feira (24), devendo contemplar 31 milhões de cidadãos. Ademais, o pagamento da 2ª parcela deverá ocorrer entre os dias 24 de junho e 7 de julho.
Segundo o site do Governo Federal, possui direito ao 13º aqueles que durante o ano receberam benefício previdenciário de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Já aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV), não possuem direito ao abono anual.
O valor da 2ª parcela do 13º pode ter um valor diferente da primeira. Isso deverá ocorrer por conta do desconto do Imposto de Renda. Para aposentados a partir de 65 anos há uma isenção extra do Imposto de Renda, que só deve ser cobrado se o valor recebido superar R $3.807,96. Já os beneficiários de até 64 anos serão tributados se estes receberem acima de R $1.903,98.
Veja as datas de pagamento do benefício
Os valores serão pagos inicialmente a beneficiários que recebem até 1 salário mínimo. A data do depósito será de acordo com o número final do benefício de cada cidadão. Confira o calendário de pagamento dos beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- Final 1 – 24 de junho;
- Final 2 – 25 de junho;
- Final 3 – dia 28 de junho;
- Final 4 – 29 de junho;
- Final 5 – 30 de junho;
- Final 6 – 1 de julho;
- Final 7 – 2 de julho;
- Final 8 – 5 de julho;
- Final 9 – 6 de julho;
- Final 0 – 7 de julho.
Já os indivíduos que recebem a partir de um salário mínimo, terão seus benefícios depositados a partir do dia 01/07. Veja o calendário disponibilizado pelo site do INSS:
- Final 1 e 6 – 1 de julho;
- Final 2 e 7 – 2 de julho;
- Final 3 e 8 – 5 de julho;
- Final 4 e 9 – 6 de julho;
- Final 5 e 0 – 7 de julho.
Solicitar o INSS sem sair de casa
Com a adesão de novas tecnologias pelos serviços do Governo Federal, decorrentes da pandemia de COVID-19, atualmente é possível solicitar mais de 90 serviços do INSS e até mesmo o benefício por meio das plataformas digitais.
Para isso, basta possuir uma conta ativa no gov.br. Se ainda não possuir a conta, o cidadão deve realizar o cadastro informando o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas.
No aplicativo Meu INSS o cidadão é capaz de realizar serviços como: Aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte, auxílio doença, salário maternidade, benefícios assistenciais, realizar a solicitação de pagamento de benefício não recebido, entre outros.
Além disso, os beneficiários do INSS que recebem atualmente pelo cartão magnético, podem mudar a forma de pagamento para conta corrente também pelo aplicativo. Desta forma, não é necessário sair de casa para receber.