Quais as vantagens de estudar sozinho? Confira!

Pode relaxar, esse artigo não é para defender atitudes egoístas; conhecimento é bom, e deve ser compartilhado, dividido, e somado ao que nós já temos. Estamos escrevendo esse artigo com a proposta de fazer entender as vantagens de estudar sem interferências que possam prejudicar o seu rendimento geral nos estudos. Para tal, primeiro vamos iniciar com a pergunta mais básica: PORQUE ESTUDAR SOZINHO?

Primeiro de tudo, o principal motivo de estudar só, é para que você consiga APRENDER SOZINHO. Nem sempre você vai conseguir aprender tudo o que precisa; mas é importante desenvolver o processo de estudo autodidata, onde você lê, pensa, e assimila conhecimentos. Vão existir dúvidas, elas fazem parte do processo de aprendizagem. Não há aprendizagem sem erros, sem desvios, sem incertezas. Estudar é investigar um conjunto de dados e conhecimentos que você vai constatar pela primeira vez. E isso, envolve uma série de vantagens que vão te fazer bem. No âmbito de concursos, estudar sozinho é bom porque:

  1. Você cria um ritmo só seu de estudos.

Você pode assimilar conhecimentos mais rápido, e o seu colega não; logo, se você estudar em dupla ou em grupo, vai estar sujeito a velocidade do grupo. Se eles forem rápido demais, você não aprende. Se forem lentos, você rende menos do que renderia se estudasse sozinho.

  1. Você não se distrai.

Concursos exigem foco, concentração, dedicação plena e íntegra aos assuntos a serem assimilados. Estudar em grupo gera distrações, conversas, perca desse foco necessário. Não é que a conversa seja algo mau; mas no momento de estudos, você poderia só estudar e ficar fera no assunto.

Prepare-se: Apostilas para Concursos Públicos 2016 – Atualizada

  1. Você estuda do seu jeito

Você prefere certos livros, certos materiais e apostilas. Nem sempre um colega ou amigo vai preferir. Ele(a) pode gostar de outros autores, ou de outros professores. No fim das contas, você acaba prestando menos atenção no seu próprio material de estudos para atender o seu colega. E o seu tempo acaba comprometido

  1. Você não será interrompido

Quando alguém interrompe você, você leva em média 5 minutos para reestabelecer o foco. Se você estiver lendo ou relendo um parágrafo complexo, precisará voltar do começo, sempre que alguém interromper. Imagine uma tarde inteira com umas 20 interrupções. Acaba apenas atrasando o seu rendimento.

  1. O seu cronograma não é igual ao dos seus amigos

Você pode precisar estudar mais de um determinado assunto, do que o seu colega. E vice-versa. Isso significa que o seu cronograma que se dedica mais a uma matéria A, não bate com o do seu colega que se dedica mais a matéria B. Você pode sentir mais dificuldades em direito administrativo, por exemplo. E o seu colega, em direito constitucional. Significa que vocês nunca estarão estudando juntos, de fato. No máximo, ocupando o mesmo ambiente.

ENTÃO DEVO ME ISOLAR DOS COLEGAS?

Defendemos a ideia de que você estude sozinho a maior parte do tempo. Pelo menos, 90%, ou 85% do seu tempo no mínimo. Por essas razões citadas, o seus estudos vão render. Encontre os seus colegas em momentos únicos, para tirar dúvidas um com o outro, conversarem, compartilharem, e se ajudarem nos estudos. A cooperação ajuda também. Como costumamos dizer, o processo de aprendizado envolve trocas. Mas no âmbito de concursos, você e seus colegas precisam dos seus respectivos espaços para estudar.

E, não deixe de socializar com seus amigos. Conviver é saudável, e quando se sabe conviver, é melhor ainda. Construa o seu espaço de estudos, sem precisar desconstruir seus valiosos relacionamentos de amizade. Por uma questão de respeito, todos vocês se entenderão, quando perceberem o benefício de conseguirem estudar sozinhos.

Comentários estão fechados.