Whatsapp vai encerrar para algumas pessoas neste mês; confira!

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, utilizado por milhões de pessoas para se comunicar diariamente. No entanto, recentemente surgiram rumores de que o WhatsApp estaria prestes a ser descontinuado em algumas regiões.

Neste artigo, vamos analisar a veracidade dessas informações e explicar por que o WhatsApp pode deixar de funcionar para alguns usuários.

A descontinuação do WhatsApp Lite

A primeira informação que precisamos esclarecer é que o WhatsApp Lite, uma versão mais leve do aplicativo, será descontinuado pela Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram. O WhatsApp Lite era uma opção ideal para pessoas com conexões lentas e dispositivos com armazenamento limitado. No entanto, a partir do dia 18 de setembro, essa versão deixará de funcionar.

A Meta não divulgou oficialmente os motivos por trás dessa decisão, mas especula-se que a empresa esteja priorizando o WhatsApp oficial, tornando-o mais completo e valorizado. Portanto, os usuários do WhatsApp Lite serão incentivados a migrar para a versão completa do aplicativo.

Whatsapp vai encerrar para algumas pessoas neste mês; confira!
Imagem: Divulgação

O que isso significa para os usuários?

A descontinuação do WhatsApp Lite não afetará todos os usuários do aplicativo. Aqueles que já utilizam o WhatsApp convencional não precisam se preocupar, pois o serviço continuará funcionando normalmente. No entanto, quem utiliza o WhatsApp Lite será obrigado a migrar para a versão completa do aplicativo.

Compatibilidade do WhatsApp com diferentes sistemas operacionais

Outra questão importante é a compatibilidade do WhatsApp com diferentes sistemas operacionais. Atualmente, o WhatsApp é compatível com aparelhos que possuem sistema Android 4.1 ou superior, além de celulares com KaiOS 2.5.0 e posterior, incluindo JioPhone e JioPhone.

No entanto, a partir de 24 de outubro, o WhatsApp só funcionará em dispositivos com versões 5.0 ou superiores do Android. Além disso, o aplicativo é compatível com todos os aparelhos com iOS 12 ou superior.

Possíveis motivos para a descontinuação do WhatsApp Lite

Embora a Meta não tenha divulgado os motivos específicos para a descontinuação do WhatsApp Lite, podemos especular algumas razões possíveis. Uma delas é a necessidade de otimização de recursos, já que manter duas versões do aplicativo pode requerer um investimento maior em desenvolvimento e suporte técnico.

Além disso, concentrar os esforços em uma única versão pode permitir o aprimoramento de recursos e a entrega de uma experiência mais completa aos usuários.

Alternativas para os usuários do WhatsApp Lite

Para os usuários do WhatsApp Lite que precisarão migrar para a versão completa do aplicativo, não há motivo para preocupação. A transição deve ser tranquila e os usuários poderão continuar a utilizar todas as funcionalidades do WhatsApp, incluindo chamadas de voz e vídeo, envio de mensagens e compartilhamento de mídia.

Confira alguns celulares que não vão mais receber atualização do WhatsApp

  • Faea F1;
  • THL W8;
  • Sony Xperia M;
  • Lenovo A820;
  • Diversos modelos LG Optimus;
  • Wiko Cink Five;
  • Darknight;
  • Além de vários modelos Huawei Ascend;
  • ZTE Grand S Flex e V956;
  • UMi X2;
  • Archos 53 Pálcio;
  • HTC 500;
  • Cat B15;
  • Diversos modelos Galaxy como Trend Lite, Trend II e S3 mini;
  • Assim como os iPhones SE, 6S e 6S Plus.

Estes são apenas alguns exemplos, visto que há mais modelos afetados. Caso o seu dispositivo esteja operando com iOS 12 ou versões anteriores, ou Android 4.0.1 e sistemas anteriores, você pode ser impactado por essa mudança.

Ademais, o WhatsApp Lite, uma versão mais leve do aplicativo de mensagens, será descontinuado pela Meta. No entanto, isso não afetará os usuários do WhatsApp convencional, que poderão continuar utilizando o aplicativo normalmente, garantindo assim a continuidade do serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.