No WhatsApp, ao enviar alguma foto ou vídeo, é possível ligar o modo visualização única. Por meio dele, o usuário consegue programar a autodestruição do arquivo após aberto pela primeira vez, impossibilitando que ele seja acessado posteriormente.
Porém, é importante ressaltar que antes os usuários conseguiam tirar prints e salvar o que deveria ser destruído. Em razão disso, o mensageiro passou a impedir que capturas de telas sejam feitas em mensagens enviadas com visualização única.
Sendo assim, agora, ao tentar enviar uma mídia com visualização única, a mensagem que aparece na tela não pode mais ser capturada. Em alguns momentos, pode aparecer a mensagem “Essa captura de tela foi bloqueada para maior privacidade.”
Como enviar mensagens de visualização única?
Vale lembrar que, até o momento, apenas fotos e vídeos podem ser enviados neste modelo de mensagem.
- Abra uma conversa individual ou em grupo no WhatsApp;
- Clique no clipe que oferece as opções de envio de arquivos;
- Escolha a opção de tirar uma foto ou gravar um vídeo, ou selecione um arquivo na sua galeria;
- Após escolher o arquivo que será enviado, clique no ícone com o número “1” que aparecerá no canto inferior direito da tela;
- Envie a mensagem para o seu destinatário.
Comunidades do WhatsApp
Em suma, o recurso ‘Comunidades‘ foi desenvolvido para conectar vários grupos da mesma categoria, a fim de organizar conversas no aplicativo de mensagens. Na prática, a funcionalidade pode ser usada em uma escola, por exemplo, onde a instituição fosse a comunidade e cada turma um grupo específico.
Desse modo, o usuário poderá adicionar até 50 grupos a uma comunidade. Cada comunidade pode abrigar até 5 mil pessoas.
Veja como criar uma comunidade no WhatsApp:
- Acesse a aba de “Mais opções” (três pontinhos) no Android; ou toque em “Nova conversa” no iOS;
- Na sequência, clique em “Nova comunidade” (no iPhone, você ainda deve clicar em “Começar”);
- Feito isto, adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
- Por fim, clique no ícone de seta verde (no Android) ou em “Seguinte” (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.
Chat privado do WhatsApp
O WhatsApp liberou um recurso que permite aos usuários criarem uma conversa para si mesmo(a). Com a funcionalidade, será possível guardar conteúdos, senhas, textos, imagens, documentos, além de servir como um bloco de notas.
O chat individual é uma ótima maneira de organizar as pautas do trabalho e as tarefas do dia a dia. Até então, os usuários faziam grupos e depois removiam os participantes para conseguirem utilizar a pasta de forma particular. Contudo, agora está mais fácil.
Para abrir uma conversar consigo mesmo é simples. Veja o passo a passo:
- Acesso o seu WhatsApp;
- Vá até o canto inferior direito, onde você será encaminhado para os seus contatos;
- A sua foto deve ser a primeira a aparecer;
- Feito isto, clique no seu nome. Você será redirecionado para uma conversa consigo mesmo.
Caso a opção ainda não esteja disponível para você, verifique na sua loja virtual se o aplicativo precisa de alguma atualização. Na hipótese que não apareça o seu nome de jeito nenhum, combine com um amigo ou amiga a criação de um grupo.