Usuários do WhatsApp solicitam que a empresa libere a funcionalidade que permite acessar a plataforma sem que apareça o status “online”. Todavia, enquanto o mensageiro não disponibiliza oficialmente a ferramenta, alguns truques podem ajudar nesta tarefa.
Veja também: WhatsApp reforça a privacidade da informação do perfil “visto por último”
Vale ressaltar que eles operam de forma extra oficial, ou seja, não compõe o quadro de funcionalidades do WhatsApp. No entanto, isso não impede que o usuário utilize o aplicativo de mensagens de maneira “invisível”.
Veja como ficar invisível no WhatsApp mesmo estando online
Confira alguns truques a seguir:
- Ative o modo avião: ao ativar o modo avião do celular e utilizar o aplicativo, é possível ficar offline e invisível para os demais usuários, porém, o envio de mensagens só será realizado depois que a opção for desativada;
- Aplicativo Unseen: o sistema pode ser usado como suporte para que o usuário do WhatsApp utilize a plataforma de forma invisível. A operação é realizada diretamente pelo aplicativo;
- Sem conexão à internet: quando a internet é desativada do celular o usuário fica off-line e sem visualizar ou enviar novas mensagens. Apenas quando a conexão é reestabelecida que o envio é feito.
- Aplicativo Flychat: ao conectar o mensageiro a este aplicativo, as notificações aparecem em forma de “balões”. Sendo assim, é possível responde-las sem precisar abrir o WhatsApp;
- Utilizar a barra de notificações: esta opção é semelhante a anterior. Por meio dela o usuário consegue visualizar e responder a notificação sem abrir o mensageiro. No entanto, as mensagens só podem ser curtas.
Veja como habilitar a criptografia em backup do WhatsApp
No início de outubro, o WhatsApp anunciou a possibilidade de ativar a criptografia em backups. O recurso é voltado para usuários do Google Drive (Android) e do iCloud (iOS). Com a ferramenta, todos os arquivos salvos no backup terão uma camada extra de proteção, incluindo os arquivos de mídia.
Porém, ao habilitar a funcionalidade o usuário deverá criar uma senha ou usar uma chave criptográfica de 64 dígitos disponibilizada pelo mensageiro para ter acesso ao backup. Desta forma, somente o usuário terá permissão de visualizar os arquivos salvos.
Como proteger com criptografia o backup do WhatsApp
Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se a versão do WhatsApp é a mais recente disponível, caso não seja, atualize a plataforma. Feito isto, acesse as configurações do aplicativo e siga as orientações abaixo:
- Na aba de configurações toque em “Backup de conversas”;
- Em seguida, clique na aba “Conversas”;
- Com isso, selecione a opção “Backup de conversas;
- Na tela seguinte, toque em “Backup criptografado de ponta a ponta”;
- Por fim, selecione o comando “Ativar”.
Vale ressaltar que depois disso somente o usuário titular poderá acessar os arquivos. Além disso, o WhatsApp perderá o acesso ao armazenamento em nuvem (Google Drive e iCloud), por isso, caso o usuário esqueça a senha, não será possível recuperá-lo.