Whatsapp: Saiba como fazer o áudio do aplicativo virar texto

Ferramenta pode ser bastante útil no dia a dia

O Whatsapp apresentou nos últimos tempos, inúmeras novidades e recursos, com o objetivo de aprimorar a experiência de seus usuários. A princípio, algumas alterações na plataforma permitiram um aumento de sua segurança, como funcionalidades relativas à privacidade e outras sobre os conteúdos compartilhados.

Todavia, neste momento, não existe um recurso próprio do Whatsapp, específico, para transformar as mensagens de áudio, publicadas por seus usuários, em texto. Mesmo assim, a pessoa que não deseja ouvir as gravações de seus contatos na plataforma de mensagens da Meta, pode sim, transformá-la em um arquivo de texto.

Analogamente, isso pode ser feito através de robôs, dentro do aplicativo, e o melhor, não é preciso baixar nenhuma ferramenta. A conversão de áudio em texto atualmente pode ser feita através de dois chatbots diferenciados. As ferramentas tecnológicas são como assistentes virtuais e se chamam ViraTexto e LuzIA.

Vale ressaltar que os dois chatbots são gratuitos. É possível ativar o ViraTexto e a LuzIA no momento em que o usuário enviar uma mensagem para os números dos dois robôs. Sendo assim, pode-se transformar arquivos de áudio em texto facilmente, de uma maneira rápida e eficiente, na plataforma de mensagens.

Praticidade no Whatsapp

Essa ferramenta do Whatsapp pode ser muito prática, visto que em alguns momentos não tem como a pessoa ouvir o áudio compartilhado no aplicativo. Desse modo, pode ser que a mensagem seja importante e transformá-la em texto facilita a vida de muitas pessoas, como por exemplo, no momento de uma reunião de negócios.

Transcrição de áudio em texto no Whatsapp
Transcrição de áudio em texto no Whatsapp/Fonte: pixabay

ViraTexto

O ViraTexto é um chatbot que consegue fazer a transcrição de arquivos de áudio com até quatro minutos de duração. De acordo com a plataforma que desenvolveu a tecnologia, Blip, os dados recebidos pelo robô são protegidos e mantidos em sigilo, sendo armazenados em seu sistema durante um período pré-determinado.

Para transformar o arquivo de áudio em texto, deve-se cadastrar o número de telefone (31) 97228-0540 em seu aparelho celular. É preciso iniciar uma nova conversa no Whatsapp, em seguida, ler os termos de uso e tocar em “Concordo”. Deve-se escolher então o contato do ViraTexto para compartilhar a gravação.

Dessa maneira, o usuário então precisa aguardar por alguns segundos até que o assistente virtual faça a transcrição de toda a mensagem de áudio, transformando-a em texto. Como falado anteriormente, o ViraTexto consegue transcrever esse tipo de arquivo na língua portuguesa com, no máximo, quatro minutos de duração.

LuzIA

O Luzia é um chatbot que utiliza inteligência artificial desenvolvido na Espanha, no ano de 2023. O robô já está presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil. A ferramenta possui a mesma tecnologia que o famoso ChatGPT. Vale mencionar que ele pode ser utilizado tanto pelos aplicativos de mensagem Whatsapp e Telegram.

Ademais, para transformar um arquivo de áudio em texto utilizando o LuzIA, é preciso que o usuário adicione o número de telefone (11) 97255-3036 na sua lista de contatos. Em seguida, deve-se entrar em uma conversa, dentro do mensageiro, tocar e segurar em um arquivo de áudio e depois clicar na seta para direita.

Em síntese, é necessário então escolher um contato da LuzIA para que se possa encaminhar a gravação de áudio dentro do Whatsapp. O usuário, neste caso, precisa esperar por alguns segundos enquanto o chatbot processa todo o arquivo e áudio. Depois ele irá apresentar a transcrição da mensagem em texto no app.

É importante observar que o chatbot LuzIA, utiliza o modelo de inteligência artificial Whisper, da OpenAi, empresa desenvolvedora do ChatGPT. Com a sua tecnologia, os usuários do Whatsapp conseguem realizar uma transcrição de cerca de 10 minutos de áudio, transformando-o em texto dentro da plataforma de mensagens.

Whatsapp

O recurso apresentado pelos dois chatbots ViraTexto e LuzIA, dentro do Whatsapp, pode ser bastante útil, visto que o usuário pode obter toda a mensagem sem precisar ouvir o conteúdo de áudio. Em suma, os usuários poderão ter acesso à funcionalidade sem baixar nenhum arquivo, apenas ligando para os números.

Em conclusão, a utilização de inteligência artificial e suas ferramentas tem auxiliado os usuários de aplicativos de diversas maneiras. Sendo assim, agora quem tiver a necessidade de apenas ler uma mensagem e não ouvi-la, pode contar com os dois chatbots. De fato, é uma funcionalidade bastante prática, em várias situações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.