O Whatsapp lançou recentemente uma nova funcionalidade chamada Flows. A princípio, através do recurso, diversas empresas poderão oferecer aos usuários do mensageiro as chamadas experiências personalizáveis. As empresas poderão se aproximar dos usuários do aplicativo de mensagens de diversas formas.
Sendo assim, será possível, por exemplo, reservar um assento em uma viagem de avião ou de ônibus, pedir uma refeição, realizar uma inscrição para um evento, fazer uma reserva em um restaurante, e muito mais.Analogamente, a partir de agora, todas essas ações estarão disponíveis aos usuários sem precisar sair do Whatsapp.
Todavia, a Meta, empresa responsável pelo mensageiro, irá garantir a segurança de seus usuários em suas interação junto às outras organizações, através de uma verificação. Neste sentido, a pessoa saberá que está conversando com a conta oficial da companhia, o que garante uma maior proteção nas devidas operações.
A Meta diz em seu site que, “para se tornarem Meta Verified, elas precisam comprovar sua autenticidade e, em troca, recebem um selo de verificação, suporte de conta aprimorado e proteção contra falsificação de identidade. Para empresas interessadas em se cadastrar, o Meta Verified terá recursos premium adicionais”.
Whatsapp e empresas
O Whatsapp afirma que as empresas poderão criar uma página personalizada na plataforma que pode ser facilmente acessada pelos usuários do aplicativo através de uma pesquisa na internet. Ademais, a companhia irá oferecer um suporte a partir de múltiplos dispositivos para que os funcionários atendam seus clientes.
Vale ressaltar que os dois recursos, tanto para empresas quanto para os usuários do aplicativo devem estar disponíveis de uma forma gradual. De fato, o Flows é uma nova funcionalidade relacionada a compras de seus usuários. As organizações poderão negociar seus produtos e serviços de várias maneiras, facilmente.
Como o Flows funciona
Os vendedores poderão utilizar o recurso Flows através de caixas de texto, calendário e até mesmo seletor de assentos em aviões. Dessa maneira, o Whatsapp apresenta uma nova experiência de compra dentro da plataforma de mensagens. Pode-se também agendar compromissos, preencher formulários, etc.
De acordo com o Whatsapp, o novo recurso está neste momento sendo testado, junto a diversas organizações empresariais. Podemos citar como exemplo o Banco Pan e a empresa varejista Magalu. Entre outras companhias, podemos destacar algumas internacionais, como a Lenovo, Redbus, Banco SBI, e a Spinny.
Analogamente, a vice-presidente de mensagens de negócios da Meta, Nikila Srinivasan, sobre o Flows, diz que, “compras e e-commerce são um dos setores em que queremos nos concentrar. O objetivo é oferecer mensagens comerciais de uma forma que empresas e pessoas possam fazer muito mais diretamente no chat”.
Deve-se observar que o recurso Flows do Whatsapp é atualmente voltado para empresas de e-commerce. No entanto, a Meta tem interesse em expandir sua ação no futuro. Isso quer dizer que outras organizações empresariais também poderão se beneficiar pela nova funcionalidade presente na plataforma de mensagens.
Whatsapp Business
O novo recurso Flows irá permitir às empresas, incluir um número maior de funções em suas conversas e negociações junto a seus clientes. De fato, ela estará presente na versão Whatsapp Business da plataforma de mensagens. Em síntese, toda a negociação acerca da venda de produtos e serviços se dará por meio do aplicativo.
Dessa maneira, o cliente não precisará finalizar a operação em um outro canal em específico. A interação entre empresas e usuários do Whatsapp será mais fluida, prática e eficiente. Sobre a funcionalidade, Nikila Srinivasan afirma ainda que “Estamos dando aos negócios o poder para construir fluxos customizados”.
O Whatsapp apresentou a novidade em um evento na Índia em Mumbai. O país é um dos maiores mercados globais da plataforma de mensagens. Nikila Srinivasan cita o exemplo da empresa indiana Red Bus, que utiliza o aplicativo para vender bilhetes de ônibus, o que pode ser feito diretamente pelo chat do mensageiro.
Empresas brasileiras
Dessa forma, como falado anteriormente, as empresas brasileiras Magalu e o Banco Pan já estão participando da fase de testes do Flows. A primeira apresentou uma ferramenta para o agendamento de conversas com seus consultores, através de ligação ou videochamada. A segunda, uma função para melhorar seu atendimento.
Em conclusão, estas empresas terão um selo de verificação do Whatsapp, que será fornecido pela empresa através de uma assinatura. Ela dará direito às organizações empresariais a um suporte extra, e uma maior segurança contra a falsificação de contas. Aliás, o Whatsapp Business atende atualmente a 200 milhões de companhias em todo o mundo.