Uma das aplicações mais queridas e indispensáveis no Brasil está lançando uma inovação que não foi bem recebida pelos usuários. Trata-se de uma atualização inédita do WhatsApp, o bloqueio de prints, que pode ser útil para alguns, porém um obstáculo para outros. Felizmente, as pessoas têm a opção de decidir se desejam ativá-la ou não.
Nesse sentido, se você está curioso para conhecer mais sobre essa modificação, continue acompanhando o texto abaixo. Assim, saberá o impacto do bloqueio de prints nos usuários do aplicativo.
Atualização polêmica de bloqueio de prints no WhatsApp
Aqueles que utilizam o WhatsApp diariamente, sabem que um dos maiores inconvenientes desse aplicativo é a possibilidade de qualquer usuário fazer capturas de tela de conversas. Mesmo que a sensação de segurança seja transmitida ao conversar em um chat privado e criptografado, nem sempre isso é garantido. Isso porque, basta pressionar um botão para que o conteúdo da comunicação seja vazado.
No entanto, a Meta, empresa responsável por esse mensageiro, recentemente lançou uma atualização que agradou a alguns, mas incomodou a outros. Agora, os usuários da plataforma têm a opção de permitir ou não que outros usuários tirem capturas de tela do conteúdo enviado por meio de mídia em uma conversa.
O recurso é bastante simples: quando alguém indica que não deseja que a conversa seja capturada ou a tela, seja gravada, uma notificação será enviada a todos que tentarem fazê-lo. Dessa forma, o conteúdo enviado, seja em formato de vídeo ou imagem, fica mais protegido, pois o outro usuário só poderá visualizá-lo uma vez.
Como funciona a ferramenta?
Além disso, a fim de acessar essa funcionalidade, é crucial manter o aplicativo atualizado para sua versão mais recente. Veja a seguir como impedir que alguém capture imagens ou grave a tela das suas conversas.
iOS
Primeiramente, para os usuários de iOS, o procedimento é o seguinte:
- Abra a conversa específica na qual deseja bloquear as capturas de tela;
- Em seguida, toque no ícone com o sinal de “+” e selecione a opção “Fotos ou vídeos”;
- Agora, basta escolher a foto que deseja enviar e tocar no ícone de “1” localizado abaixo da tela.
A partir desse momento, sempre que enviar uma foto por meio desse recurso, a pessoa do outro lado da conversa não conseguirá captar imagens ou gravar a tela.
Android
Por fim, se você é um usuário do sistema Android, siga estas instruções:
- Entre na conversa na qual deseja enviar um conteúdo sem que a pessoa possa fazer capturas de tela;
- Em seguida, toque no ícone de clipe de papel localizado na parte inferior da tela e selecione a opção “Enviar imagens”;
- Clique na imagem que deseja enviar e ative o ícone de “1” para impedir que a pessoa capture o conteúdo;
- Por fim, é só enviar a foto.
Ao realizar essas etapas, as pessoas não conseguirão gravar a tela, mas também só poderão visualizar a foto ou o vídeo enviado uma única vez.
Outra atualização está em teste beta
O objetivo é facilitar a comunicação entre contatos, uma opção para aqueles que não desejam enviar mensagens de áudio ou digitar texto na plataforma. Essa nova funcionalidade já está disponível para alguns testadores beta na versão 23.12.0.71 para Iphone (iOS) e 2.23.13.4 no Android, bastando realizar a atualização.
Para experimentar o recurso, o usuário pode pressionar o botão do microfone na barra de conversa. O ícone será transformado em uma câmera. A partir desse momento, é possível gravar o vídeo e em seguida enviá-lo. Ao receber esse tipo de mensagem, é necessário tocar uma vez no vídeo para ampliá-lo e ouvir o áudio.
As mensagens de vídeo só podem ser gravadas em tempo real, o que contribui para garantir a autenticidade do conteúdo. Essa ferramenta também proporciona uma sensação maior de imediatismo na conversa, eliminando a necessidade de procurar um arquivo no celular para enviar a um contato. Além disso, as mensagens de vídeo são criptografadas de ponta a ponta, sendo acessíveis apenas pelas pessoas envolvidas na conversa.
Esse tipo de vídeo não pode ser diretamente encaminhado pelo WhatsApp. No entanto, há a possibilidade de salvá-los gravando a tela do celular, uma vez que eles não são enviados utilizando o modo de visualização única.