Mais uma novidade do WhatsApp! O mensageiro passou a permitir na última quarta-feira (22) que os usuários do aplicativo para computadores (Windows) façam chamadas de vídeo com até oito pessoas e de áudio com até 32.
Essas opções já estavam disponíveis no aplicativo para PC desde 2021, no entanto, mais limitadas. De todo modo, é importante deixar claro as ferramentas não funcionam no WhatsApp Web, que é aberto pelo navegador do computador, mas sim pelo aplicativo.
Como fazer ligações pelo WhatsApp no computador?
Veja o passo a passo:
- Instale o novo aplicativo do WhatsApp para Windows;
- Antes de qualquer coisa, faça o login no seu WhatsApp no celular (no Android, toque nos três pontinhos localizado na parte de cima da tela e aperte em “Aparelhos conectados”; no iPhone, clique no ícone da engrenagem (Configurações) e toque em “Aparelhos conectados”);
- Em seguida, escaneie com o celular o QR Code que aparece na tela do computador;
- Pronto! Em uma conversa, ao lado da foto e do nome do seu contato, clique no ícone de ligação por voz ou vídeo.
Recurso de pré-visualização de links
O WhatsApp está testando um novo formato de enviar links em uma conversa. De acordo com o portal WABetaInfo, na versão Beta 23.5.78 para iOS, o mensageiro disponibilizou uma miniatura em pré-visualização da página referente ao link enviado, seja em grupos ou no privado.
Desse modo, antes mesmo que o usuário clique no endereço eletrônico, já será possível verificar do que se trata. O recurso foi criado, inclusive, para evitar que as pessoas caiam em golpes, uma vez que no aplicativo o número de fraudes através do compartilhamento de links desconhecidos vem crescendo.
Além disso, a nova ferramenta ajudará que os usuários não percam tempo, podendo selecionar com a visualização prévia se o conteúdo é relevante ou não para aquele momento. Contudo, é importante destacar que a melhoria está sendo liberada de forma gradual para o público beta.
Mais poder para os administradores
Na prática, o mensageiro está preparando uma ferramenta que dará mais autonomia aos administradores, inclusive no que diz respeito a incluir ou excluir participantes. A novidade foi descoberta pelo portal WABetaInfo.
Em suma, o indivíduo responsável pela administração do grupo poderá aprovar a entrada de novos membros sempre que houver solicitação. Dessa forma, o usuário não terá acesso às conversas antes de ser aceito pelo administrador.
Contudo, para que isso ocorra, os administradores devem ativar a opção. Assim, quando a configuração estiver habilitada, o responsável pelo grupo terá mais controle de entrada e saída.
Função de silenciar chamadas desconhecidas
O site WABetaInfo também descobriu na mais nova versão do WhatsApp Beta um recurso que permitirá silenciar chamadas de números desconhecidos. A nova ferramenta trará diversas vantagens, como reduzir interrupções e não ser incomodado por chamadas de spam.
O lançamento vem junto a implementação das Comunidades, uma vez que alguns usuários estão reclamando por estarem sendo abordados por números desconhecidos que fazem parte da comunidade. Assim, a funcionalidade prevê a diminuição dos incômodos.
De acordo com o portal, o novo recurso ficará na seção de configurações. Desse modo, para utilizá-la, será necessário fazer a ativação. Com a ferramenta já habilitada, as chamadas indesejadas só ficarão listadas nas chamadas e no centro de notificações.
Contudo, é importante frisar que a nova funcionalidade para silenciar números desconhecidos ainda está em desenvolvimento e não foi disponibilizada para os usuários beta. Portanto, caso não sejam encontrados problemas graves, ela será liberada para testes.
Recurso de editar mensagens enviadas
O WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS.
Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão. O recurso está sendo testado numa versão de iOS.
Além disso, é possível que haja uma nova atualização que permitirá editar legendas de mídias, sejam elas fotos ou vídeos. Contudo, não há nenhuma previsão oficial de quando a funcionalidade chegará na versão final. Da mesma forma, não se sabe se vai ser exclusivo do iOS ou se também será implementado no Android.