WhatsApp: Novo recurso silencia grupos automaticamente; poucos sabem disso
O WhatsApp está testão um recurso padrão de silenciar grupos automaticamente com mais de 256 integrantes. A novidade foi divulgada pelo portal WABetaInfo.
O WhatsApp permite que os seus usuários façam grupos com até 1024 participantes. Até então, o número máximo era de até 265 integrantes. Desse modo, podemos dizer que o aumento foi significativo. No entanto, agora, o aplicativo pretende diminuir a quantidade de notificações.
De acordo com o portal WABetaInfo, a plataforma de mensagens conta com uma nova configuração padrão. Na versão beta 2.22.23.9, os grupos com mais de 256 membros são automaticamente silenciados, e avisa apenas que uma alteração foi realizada.
Mudo automático do WhatsApp
O mudo funcionará a partir do momento que o usuário entrar em um grupo com mais de 256 membros. Sendo assim, o modo será ativado sozinho, assim que o grupo alcançar seu 257º integrante. No entanto, a nova função ainda está em fase de teste e nem todo usuário do WhatsApp beta pode acessá-la.
Todavia, é importante ressaltar que o mudo automático pode ser desativado. Basta acessar as configurações do WhatsApp e acessar a opção de grupos. Contudo, a novidade ainda está passando por testes na versão beta do aplicativo, mas é provável que o novo recurso chegue à versão estável do WhatsApp em breve.
Comunidades do WhatsApp
O WhatsApp liberou nesta semana um novo recurso para os usuários. Trata-se do “Comunidades”, ferramenta que permite a junção de diversos grupos em uma única aba, podendo separar as conversas por subgrupos. No entanto, é importante ressaltar que a função estará disponível no Brasil apenas no ano que vem.
E, resumo, a nova ferramenta permitirá aos usuários criar uma comunidade ou adicionar na aba grupos já existentes no aplicativo. Além disso, com a ferramenta recém lançada do WhatsApp, os administradores poderão enviar, de forma simultânea, mensagens para todos os grupos da comunidade.
“Com as Comunidades, nosso objetivo é melhorar a forma como as organizações se comunicam com um nível de privacidade e segurança jamais visto. As alternativas atualmente disponíveis exigem que apps ou empresas de software guardem uma cópia das mensagens dessas organizações. Acreditamos que elas merecem o nível mais alto de segurança com a criptografia de ponta a ponta”, informou o anúncio da ferramenta do WhatsApp.
Recurso polêmico de ‘editar’ mensagens no WhatsApp
A nova funcionalidade já está sendo testada pelos usuários da versão Beta do WhatsApp. No entanto, ela já vem causando alguns conflitos. Acontece que com a possibilidade de edição, é possível alterar um texto que seria necessário para comprovar algo dito no mensageiro.
Em contrapartida, ao enviar alguma mensagem e depois perceber que algo foi errado, a opção de editar pode ser uma boa alternativa. Por ter essas duas vertentes, é confirmado o risco de discussões que o novo recurso pode trazer.
Todavia, ainda não se sabe quando a funcionalidade estará disponível para o público geral do mensageiro. Mas, até lá, quem puder e quiser, pode baixar a versão Beta do WhatsApp e usar a ferramenta tão questionável.