Com muita frequência o WhatsApp atualiza a sua plataforma de mensagens. A intenção é trazer os melhores recursos aos seus usuários. Uma das novidades foi anunciada recentemente, um recurso que permitirá a criação de chats particulares, isto é, cada usuário poderá conversar consigo mesmo, sem a necessidade de criar grupos solos.
Chat particular no WhatsApp
O WABetaInfo, site especializado em divulgar spoilers sobre o WhatsApp, anunciou que o mensageiro pretende implementar um recurso para os usuários adeptos ao chat pessoal. A ferramenta foi muito solicitada pelo público, que criticava a falta de uma aba para salvar assuntos particulares.
Normalmente, os usuários do WhatsApp costumam criar um grupo com apenas uma pessoa (seu próprio contato) e utiliza-lo para enviar informações e dados pessoais. Desta forma, com o novo recurso é possível que este hábito seja encerrado.
Vale ressaltar que a Meta já começou a testar o recurso, no entanto, não há previsão de quando estará disponível. Em suma, a função funcionará como um bate-papo individual, que poderá ser fixado como qualquer outra conversa.
Alertas pelo WhatsApp
Usuários do WhatsApp já podem receber alertas de desastres naturais pelo mensageiro. Os interessados devem se cadastrar para ter acesso às notificações. O objetivo é informar sobre os riscos e prevenir a população de acidentes graves.
As mensagens são enviadas por equipes da Defesa Civil dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Os conteúdos podem ser diversos, desde educacionais a eventos climáticos.
A novidade, até o momento, é exclusiva do Brasil, nenhum outro país conta com o serviço de alertas pelo WhatsApp, de acordo com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Para o envio dos alertas, foi criado um robô de atendimento.
Para receber os avisos e notificações pelo WhatsApp é necessário fazer um cadastro por meio do telefone (61) 2034-4611 ou pelo link da plataforma que é facilmente acessível. Na prática, basta interagir com o robô mandando um “oi”. Na sequência, será preciso informar a sua localização atual ou área de interesse.
Assim, o robô vai confirmar o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e política de privacidade do serviço para que seja aceito. Depois de cadastrado, é possível alterar as áreas ou localização para que os alertas sejam enviados de acordo com o local ou região onde esteja.