UFPE vai ofertar mais de 7 mil vagas no SiSU 2023/1

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o seu termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre letivo de 2023. De acordo com o documento, a oferta total da instituição será de 7.012 vagas para diversos cursos de graduação. 

As oportunidades contemplam 105 cursos presenciais de graduação ministrados nos campi de Recife, Vitória e Caruaru, com a seguinte distribuição:

  • 5.522 vagas para o Campus Recife;
  • 430 vagas para o Campus Vitória;
  • 1.060 vagas para o Campus Caruaru.

Ainda de acordo com o termo de adesão, a UFPE reserva metade do quantitativo das vagas para a seleção de alunos via sistema de cotas. Desse modo, metade das vagas são exclusivas para candidatos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência. A outra metade das vagas será para a seleção em ampla concorrência.

SiSU 2023/1

A seleção do SiSU é feita tradicionalmente pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do desempenho dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, poderão se inscrever no SiSU 2023/1 apenas os estudantes que participaram do Enem 2022. Não é permitida a participação de estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiros”. 

As provas do Enem 2022 foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. A divulgação dos gabaritos oficiais está prevista para a próxima quarta-feira (23), enquanto o resultado final do Enem 2022 está previsto para o dia 13 de fevereiro de 2023.

De acordo com o MEC, o edital do SiSU 2023/1 será publicado somente após a divulgação do resultado do Enem 2022. Desse modo, o período de inscrição do programa está previsto para o segundo trimestre de fevereiro.

Veja mais detalhes no site da UFPE.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep divulgou os locais de aplicação das provas da 2ª etapa do Revalida 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.