WhatsApp lança nova ferramenta de geração de figurinhas; veja como utilizar
Nova ferramente foi anunciada pelo WhatsApp e já está funcionando. Veja a nova forma de criar e usar figurinhas
Tem quem goste, e tem quem não goste. Mas o que não dá para negar é que todo mundo já foi atingido pelas figurinhas animadas do WhatsApp. Essa nova forma de comunicação é muito comum em grupos e, e até mesmo em conversas privadas, do aplicativo de mensagens.
Para quem gosta do sistema, a notícia é boa. O WhatsApp selou uma parceria com a plataforma de imagens animadas Giphy. A ideia é permitir que os seus usuários passem a usar clipes animados da internet no formato de GIF para criar figurinhas.
A novidade é que você não vai precisar esperar para usar esse sistema. Ainda de acordo com as informações do próprio WhatsApp, o recurso passou a estar disponível nessa quarta-feira (14) para os usuários de todo território nacional.
Como usar a nova ferramenta
Para usar o novo sistema, o usuário vai precisar acessar a aba de figurinhas, que fica bem próxima ao sistema dos emojis. Logo depois, basta clicar no ícone de busca, que é detectado como uma lupa, e procurar pelo gif desejado.
É justamente nesse momento que o usuário vai ser direcionado para biblioteca da Giphy. Trata-se de um sistema bastante extenso, que provavelmente vai indicar imagens para todos os gostos.
Precisa do meme da Nazaré confusa com a matemática? Essa biblioteca conta com essa imagem. Precisa da imagem do craque Neto irritado com algum jogador? A biblioteca também conta com essa imagem. Quer a imagem de um cachorrinho fofo? Eles também apresentam essa opção.
“Essa integração permite que você encontre e compartilhe figurinhas relevantes e interessantes, sem precisar sair do app”, diz a Meta em anúncio.
“As pessoas adoram usar figurinhas para se expressar e adicionar personalidade e diversão às conversas. Às vezes, uma figurinha pode expressar emoções e sentimentos melhor do que palavras, e hoje estamos adicionando novas formas de personalizar e aproveitar as figurinhas”, completa a empresa.
Inteligência artificial
Usuários do WhatsApp também poderão criar figurinhas usando Inteligência Artificial (IA). Contudo, esta funcionalidade específica está disponível apenas para os usuários dos Estados Unidos.
Embora não tenha explicado o motivo de não liberar a função para os brasileiros, é possível que o WhatsApp tenha tomado essa decisão depois de a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) exigir que a companhia parasse de treinar dados de inteligência artificial a partir de informações de usuários do país.
WhatsApp sem internet
O uso de figurinhas certamente não é o único ponto que está sendo trabalhado pelo WhatsApp nesse momento. De acordo com informações de bastidores, a Meta também estaria trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta que poderia permitir que os seus usuários usassem o aplicativo sem necessidade de uma conexão com a internet.
A nova funcionalidade poderá permitir que o usuário envie e receba documentos, fotos, vídeos além de outros arquivos mesmo sem ter conexão à internet.
Mas como seria possível enviar esses documentos sem ter internet? Ainda de acordo com essas fontes, a ideia da Meta é permitir esse envio apenas quando pessoas estiverem próximas umas das outras.
A ferramenta ainda estaria sendo trabalhada pelo WhatsApp em sua versão para Android. Mas, em um segundo momento haverá a funcionalidade semelhante também nos aparelhos que operam com sistema iOS.
Diferenças entre sistemas
E por que essa diferenciação é necessária? Ainda de acordo com as informações de bastidores, o plano da Meta é fazer com que o sistema de compartilhamento sem internet funcione de maneira diferente entre esses diferentes sistemas.
No caso dos celulares com iOS seria necessário escanear uma espécie de QR code para iniciar o compartilhamento do arquivo. Já no caso do Android, seria necessário apenas usar o método de detecção da proximidade dos aparelhos. Esse sistema já vem embutido nos celulares.
De todo modo, vale sempre lembrar que este procedimento ainda está em desenvolvimento. Não está descartado, por exemplo, que o WhatsApp decida permitir a mesma forma de compartilhamento tanto para Android como também para o iOS.