WhatsApp indica localidade de negócios em nova funcionalidade testada no Brasil

Novidade está sendo testada em São Paulo para indicar bares e restaurantes que utilizam o WhatsApp Business

O aplicativo de mensagens WhatsApp apresentou uma nova funcionalidade para usuários localizarem bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de empreendimento. A novidade está sendo utilizada na cidade de São Paulo com empresas que usam a versão do WhatsApp Business. O teste ocorre exclusivamente no Brasil e está sendo chamado de Guia de Negócios. Ele funciona como uma espécie de mapa de locais recomendados por usuários. 

“No momento, o guia está disponível somente para algumas empresas no centro da cidade de São Paulo que vendem produtos e serviços na região, incluindo alimentação, varejo e educação. Com o tempo, esperamos incluir mais categorias e áreas geográficas, e disponibilizar o guia para mais para empresas que usam o app”, informou a empresa em comunicado. 

O WhatsApp disponibilizou um vídeo explicativo para o processo de cadastro (veja abaixo), lembrando que a adesão é limitada apenas às empresas localizadas no centro da cidade de São Paulo. 

Para usuários, a opção estará disponível em uma aba exclusiva que aparecerá com a atualização do aplicativo. Como é focada no mercado paulista, indicações de negócios ainda não aparecerão para os públicos de outras localidades. Não há previsão para a expansão do serviço. 

Segundo pesquisa da empresa especializada em mercados de aplicativos e internet Statista, o WhatsApp conta com um mercado global de 2 bilhões de usuários, dos quais 120 milhões são brasileiros. O país fica atrás apenas da Índia, que tem 400 milhões de linhas móveis cadastradas no WhatsApp. 

WhatsApp anuncia funcionalidade para transcrição de áudios

De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp está testando uma nova funcionalidade para permitir que usuário saibam o conteúdo de um áudio antes de ouví-lo. A ideia é transcrever as mensagens de áudios trocadas no app. 

A novidade já está sendo testada pelos participantes do programa de testes WhatsApp Beta e promete revolucionar o mercado de apps de mensageria (além de facilitar a vida de quem não gosta de áudios). 

Além disso, o WABetaInfo também informou que o novo recurso funcionará de maneira independente, isso significa que não dependerá dos servidores do Facebook para operar. Sendo assim, todo o procedimento será realizado diretamente pelo celular, com ajuda do sistema de reconhecimento de voz do dispositivo. 

Ainda não há uma data para o lançamento da nova funcionalidade do WhatsApp, mas quem é participante do programa já pode ir experimentando a novidade. 

Atualização do WhatsApp vai deixar celulares sem acesso

O aplicativo anunciou que, a partir de novembro, dispositivos que tenham a versão Android 4.0.4 ou inferior e o iOS igual ou inferior ao 9 perderão o acesso ao WhatsApp. De acordo com a empresa, estes sistemas perderão compatibilidade com os novos recursos do mensageiro. 

Veja a lista de aparelhos que não terão acesso ao aplicativo: 

  • LG: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact , Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD e Optimus F3Q. 
  • Samsung: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy SII, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core and Galaxy Ace 2. 
  • Huawei: Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2. 
  • Sony: Xperia Miro, Sony Xperia Neo L, Xperia Arc S. 
  • ZTE: Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo. 
  • Outros modelos: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8. 

Para quem possui um smartphone que consta na lista, será necessário trocar de smartphone para continuar utilizando o aplicativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.