WhatsApp está trabalhando em função que silencia chamadas de desconhecidos

Nova funcionalidade poderá ser útil para impedir golpistas de enganar usuários do aplicativo

O portal WABetaInfo, especializado em informações sobre o WhatsApp, descobriu que o aplicativo está desenvolvendo uma forma de silenciar ligações de números desconhecidos. A função é interessante, já que receber chamadas de desconhecidos é um dos problemas que a comunidade de usuários vem reclamando há algum tempo. 

Hoje, qualquer um pode ligar para o número de uma pessoa, desde que tenha ela entre os contatos em seu celular. Ou seja, não é necessário que as duas pessoas tenham o número salvo. Isso tem permitido até alguns tipos de golpes, onde as chamadas de spam têm atrapalhado os usuários. 

As chamadas de spam também podem ser perigosas: os golpistas podem ligar para os usuários para roubar informações pessoais ou induzir as pessoas a fazer pagamentos ou fornecer dados confidenciais. No entanto, o WhatsApp oferece a opção de bloquear e denunciar os números que realizam essas ações.  

Graças a esse recurso, os usuários do WhatsApp finalmente evitarão receber chamadas de números desconhecidos, silenciando-os, frequentemente associados a chamadas de spam.  

Segundo o site, que revelou uma captura de tela (imagem ao lado), o WhatsApp está realmente trabalhando em um novo recurso que permitirá aos usuários silenciar chamadas de números desconhecidos, para uma futura atualização do aplicativo. A alternância estará localizada nas configurações do aplicativo e, uma vez habilitada, as chamadas de números desconhecidos sempre serão silenciadas, mas ainda serão exibidas na lista de chamadas e na central de notificações. 

A capacidade de silenciar chamadas desconhecidas é um recurso em desenvolvimento e será lançado em uma atualização futura do aplicativo, aponta o WEBetaInfo. 

Newsletter no WhatsApp 

Recentemente, o site WABetaInfo também revelou que o WhatsApp pode lançar em breve um novo recurso de mensagens para os usuários. Trata-se do Newsletter, ferramenta que permite a transmissão de mensagens de textos e arquivos para milhares de pessoas simultaneamente. 

De acordo com informações oficiais, o novo serviço funcionará através de um cadastro. Por exemplo, um cliente pode se cadastrar para receber comunicados exclusivos de uma empresa. O usuário pode cancelar o cadastro a qualquer momento, de forma rápida. 

É importante salientar que a função Newsletter não é semelhante a um grupo do WhatsApp, visto que não haverá mensagens interativas entre os assinantes. Ele também se difere da nova ferramenta Comunidades, que permite aos usuários criarem até 50 “salas” diferentes. Cada uma das salas pode obter até 5 mil participantes. 

É importante salientar que a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, informou que as Comunidades foram criadas com o objetivo de conectar pessoas a instituições, como escolas, clubes e empresas de modo geral. 

A finalidade é que os usuários utilizem as Comunidades para discutirem temas específicos, em temas de suas preferências. Portanto, os administradores dessas salas poderão mandar mensagens para todos os grupos e deletar conteúdos quando quiserem. 

É importante salientar que apenas o criador de cada comunidade poderá enviar mensagens aos grupos em que é administrador. Com o objetivo de evitar o envio abusivo de conteúdos e até mesmo Fake News, o gerenciador só poderá repassar uma mensagem a um grupo por vez. 

Edição de mensagens já enviadas 

O WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS. O recurso pode ser interessante para corrigir erros de digitação ou gramaticais, impedindo o usuário de passar certo constrangimento. 

Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão, lembrando que o recurso está sendo testado numa versão de iOS. 

Além disso, é possível que haja uma nova atualização que permitirá editar legendas de mídias, sejam elas fotos ou vídeos. Contudo, não há nenhuma previsão oficial de quando a funcionalidade chegará na versão final. Da mesma forma, não se sabe se vai ser exclusivo do iOS ou se também será implementado no Android.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.