O Zap GPT é uma nova ferramenta disponível para os usuários brasileiros do aplicativo de conversas, WhatsApp. Todavia ela oferece uma série de benefícios como por exemplo, realizar pesquisas rapidamente, tirar dúvidas, procurar por referências, utilizando para isso, a Inteligência Artificial (IA).
A princípio, o Zap GTP possui uma relação próxima com o ChatGPT, que foi lançado no final do ano passado. A ferramenta tem aparecido bastante nas mídias, como uma revolução na maneira com que se faz pesquisas nos sites de buscas como Google e Bing, utilizando a IA, por exemplo.
Milhões de pessoas em todo o mundo passaram a utilizar o ChatGPT para fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos, e obtendo respostas completas de fácil assimilação e entendimento. Espera-se que com a nova tecnologia, haja uma mudança na maneira com que as pessoas trabalham com a IA.
A criação do ChatGPT tem como objetivo aprimorar a interação entre humanos e máquinas, principalmente em relação a assistentes virtuais já bastante conhecidos dos usuários, como a Siri da Apple e a Alexa do Google. O Zap GPT é uma maneira nova de se utilizar a IA no WhatsApp e trabalha com mensagens de texto.
Chat GPT e o Zap GPT
Para ter uma real noção de como funciona o Zap GPT do WhatsApp, é preciso entender primeiramente como é o ChatGPT. Aliás, é preciso observar que ele é um chatbot que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para operar. Os usuários podem interagir com a ferramenta utilizando para isso, mensagens de texto.
Espera-se que o ChatGPT responda as perguntas de seus usuários, mesmo as mais complexas. Ela pode ser utilizada em plataformas de buscas como o Google e possui várias aplicações. A IA, para responder a estes questionamentos, utiliza um banco de dados. Ao ser perguntada sobre um assunto, ela o emprega.
Analogamente, no início a ferramenta era gratuita, porém, atualmente ela está disponível a seus usuários através de planos pagos. A empresa desenvolvedora do ChatGPT é a OpenAI, que a criou em um laboratório de São Francisco nos Estados Unidos. Ela recebeu investimentos do bilionário Elon Musk, dono da Tesla.
O desenvolvimento do Zap GPT foi feito em solo brasileiro, e atua com a mesma intenção que o ChatGPT. Deve-se observar que a função utiliza o Chat GPT no WhatsApp. Dessa maneira, os usuários do aplicativo poderão utilizar os mesmos recursos da ferramenta de IA criada pela OpenAI. Ele também possui planos gratuitos e pagos.
Funcionamento da Inteligência Artificial
Em síntese, o ChatGPT é uma ferramenta nova, portanto os usuários ainda têm algumas dúvidas a respeito de seu funcionamento. Não se sabe realmente se é possível confiar 100% em suas respostas. Houve um teste com o ChatGPT com questionamentos sobre o Enem que demonstrou que a IA está desatualizada.
Os usuários podem utilizar a tecnologia para obter opiniões sobre os mais variados assuntos, no entanto, durante o teste, elas se mostraram inconclusivas. O ChatGPT tem conquistado os noticiários, sendo um dos assuntos mais discutidos em todo o mundo. Porém, como está ainda em estágio inicial, deve sofrer várias atualizações.
Desse modo, é interessante saber que as IAs estão se tornando cada vez mais inteligentes, com uma grande capacidade de processamento, utilizando redes neurais. De fato, elas estão se aproximando do pensamento humano, o que tem gerado inúmeras dúvidas a seu respeito, além do medo em sua utilização.
Vale ressaltar que a IA está sendo utilizada em inúmeras tecnologias, como no ChatGPT. O chatbot está disponível no site da OpenAI e utiliza uma linguagem simples para criar textos respondendo às questões apresentadas de uma maneira detalhada, contestando indagações e até mesmo admitindo erros cometidos.
Conclusão
O WhatsApp, ao apresentar seu Zap GPT entra na guerra entre as gigantes da internet para oferecer serviços de chatbot em suas plataformas. O Google, a Microsoft e a OpenAI estão na briga. Os usuários estão ansiosos para ter em mãos a ferramenta que possui inúmeras utilidades.
Espera-se que com o desenvolvimento da inteligência artificial haja uma revolução no modo como as pessoas utilizam a tecnologia. Será possível obter respostas seguras e precisas dos mais variados tipos de perguntas. Em conclusão, a internet deverá mudar e acompanhar as inovações apresentadas.