WhatsApp anuncia novidades para grupos

Novidades envolvem novos controles para administradores e maior facilidade para encontrar grupos

Após lançar a aba Comunidades para facilitar a organização dos grupos, o WhatsApp agora apresenta mais ferramentas para administradores e usuários aproveitarem os chats em grupos. As mudanças devem tornar os grupos mais gerenciáveis para os admins e mais fáceis de navegar para todos os usuários. 

Um ponto principal é o gerenciamento de grupos, por isso, o aplicativo criou uma ferramenta simples que permite aos administradores decidir quem pode participar de um grupo.

LEIA MAIS: SURPRESA TOTAL para quem utiliza WhatsApp; brasileiros comemoram

Agora, quando um admin escolhe compartilhar o link de convite do grupo ou deixá-lo aberto à participação em uma comunidade, ele tem mais controle sobre quem pode participar. A ideia é que as conversas do grupo se mantenham mais privadas, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso. 

Outra novidade é a forma de encontrar um grupo na busca. Com o crescimento das Comunidades e seus grupos maiores, pode ser difícil para alguém memorizar o nome de cada conversa. 

Se o usuário está tentando lembrar o nome de um grupo que sabe que compartilha com uma pessoa ou se quer ver os grupos em que ela e o próprio usuário estão, agora é possível pesquisar o nome de um contato para ver seus grupos em comum. 

Os dois recursos começarão a ser implementados em todo o mundo nas próximas semanas. 

Chat oficial do WhatsApp 

O WhatsApp acaba de lançar seu bate-papo oficial, disponibilizando-o para alguns usuários aleatórios. Ele foi projetado para fornecer aos usuários as últimas notícias, atualizações e dicas sobre como aproveitar ao máximo o WhatsApp. A informação é do WABetaInfo. 

Este bate-papo oficial está em desenvolvimento há algum tempo e a primeira mensagem está finalmente sendo lançada para usuários aleatórios em março. Como pode se ver na captura de tela, o bate-papo oficial do WhatsApp é marcado com um selo verde de verificação e contém dicas e truques sobre como usar o aplicativo, além de informações sobre novos recursos e atualizações. 

O selo verificado garante que o bate-papo é legítimo, fornecendo aos usuários a garantia de que as informações que recebem são legítimas e ajuda a evitar que os usuários sejam vítimas de golpes ou tentativas de phishing, que possam tentar imitar a conta oficial do WhatsApp. 

A vantagem de receber essas mensagens no chat oficial é que os usuários podem se manter informados facilmente sem ter que procurar as informações mais recentes: os usuários podem receber atualizações diretamente do WhatsApp e sempre podem arquivar, silenciar ou bloquear o chat se quiserem não receber notificações. 

A primeira mensagem que o WhatsApp enviou no chat oficial explica como fazer as mensagens desaparecerem, vinculando a um FAQ oficial. As mensagens desaparecidas permitem que os usuários enviem mensagens que desaparecerão do bate-papo do remetente e do destinatário após um determinado período de tempo. 

Recurso de pré-visualização de links 

O WhatsApp está testando um novo formato de enviar links em uma conversa. De acordo com o portal WABetaInfo, na versão Beta 23.5.78 para iOS, o mensageiro disponibilizou uma miniatura em pré-visualização da página referente ao link enviado, seja em grupos ou no privado. 

Desse modo, antes mesmo que o usuário clique no endereço eletrônico, já será possível verificar do que se trata. O recurso foi criado, inclusive, para evitar que as pessoas caiam em golpes, uma vez que no aplicativo o número de fraudes através do compartilhamento de links desconhecidos vem crescendo. 

Além disso, a nova ferramenta ajudará que os usuários não percam tempo, podendo selecionar com a visualização prévia se o conteúdo é relevante ou não para aquele momento. Contudo, é importante destacar que a melhoria está sendo liberada de forma gradual para o público beta. 

Recurso de editar mensagens enviadas 

O WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS. 

Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão. O recurso está sendo testado numa versão de iOS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.