Você sabe quem foi Carlos Magno?

Tudo que você precisa saber

Carlos Magno: um resumo sobre essa importante figura histórica

Carlos Magno foi um dos maiores imperadores da história e abalou a estrutura do continente europeu com as suas conquistas.

Questões sobre o imperador e os seus principais feitos aparecem com frequência em questões de história dentro das mais variadas provas do país, como os vestibulares e e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo sobre Carlos Magno. Vamos conferir!

Quem foi Carlos Magno?

Carlos I, filho de Pepino, o Breve nasceu no ano de 742 e faleceu em 814. O governante recebeu o nome Magno ao se tornar um poderoso imperador.

Como herdeiro de Pepino, Carlos I herdou o grande Império Carolíngio, que possuía territórios em todo o continente europeu, mas principalmente nas atuais França, Espanha, Itália e Alemanha.

Carlos Magno: principais feitos

Carlos Magno foi responsável por reunificar várias partes da Europa que estavam fragmentadas desde a queda do Império Romano, em 476 d.C. Ainda, ele também foi capaz de contribuir para o desenvolvimento da cultura medieval com o incentivo ao chamado “Renascimento Carolíngio”.

O imperador incentivou as letras, as artes e reformou o ensino na Europa. A partir dessa renovação, as instituições de ensino passaram a oferecer as disciplinas gramática, retórica, aritmética, música, astronomia, etc.

Carlos Magno: a relação do imperador com a religião

Precisamos ter em mente que Carlos Magno foi um defensor da Igreja Católica e, dessa forma, o seu império foi consolidado com base em uma boa relação com os representantes da igreja. Como exemplo dessa aliança, podemos citar a coroação do imperador em 800, que aconteceu na cidade de Roma após o mesmo conquistar o Reino dos Francos e dos Lombardos. A partir desse momento, Carlos Magno estabeleceu o seu poder na Europa, ao mesmo tempo em que a igreja passou a exercer influência em todas as regiões do império.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.