Você sabe o que foram as Guerras Médicas?

Esse tema pode cair na sua prova!

Guerras Médicas: um resumo completo para as suas provas

O termo “Guerras Médicas” é usado para denominar uma série de conflitos que aconteceu entre a Pérsia e a Grécia.

Esse tópico é cobrado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as Guerras Médicas. Confira!

Guerras Médicas: definição 

Como mencionado, as Guerras Médicas foram batalhas envolvendo gregos e persas que aconteceram na Grécia Antiga no século V a.C.

Esses conflitos podem ser divididos em dois períodos principais: a Primeira Guerra Médica e a Segunda Guerra Médica.

Guerras Médicas: contexto

No século V a.C., os persas estavam expandindo os seus territórios e conquistando colônias gregas. Porém, em determinado momento, o Império Persa conquista territórios do Mar Egeu, dominando todo o comércio da região que, anteriormente, era liderado pelos gregos.

Vendo a Pérsia estabelecer o seu domínio e a sua hegemonia em uma das regiões gregas mais importantes, a Grécia declara guerra aos Persas, também chamados de Medos, na tentativa de reconquistar as terras da Ásia Menor.

Guerras Médicas: primeiro período

O primeiro período de embates, denominado de Primeira Guerra Médica ou de Período de Dário, começa em 499 a.C.

Dário foi um dos rei persa que liderou os seus exércitos em uma invasão à Grécia. A principal batalha dessa invasão ficaria conhecida como Batalha de Maratona e os persas foram derrotados.

Guerras Médicas: segundo período

O segundo período da guerra, com início a partir de 480 a.C., é chamado de Período de Xerxes e também de Segunda Guerra Média. 

Xerxes era filho de Dário e liderou os exércitos persas na segunda fase das lutas. Contudo, devido à união dos gregos na Liga de Delos, os persas foram derrotados na Batalha de Salamina, em 480 a.C.

Guerras Médicas: fim dos conflitos

Com a derrota persa na Batalha de Salamina, foi assinado o Tratado de Susa, por meio do qual os persas reconheciam a derrota para os gregos e devolveriam os territórios que haviam sido dominados na Ásia Menor.

Como consequência das Guerras Médicas, as cidades-Estado gregas se consolidaram como importantes centros econômicos e o império persa entrou em declínio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.