Moedas de 25 centavos são, na maior parte das vezes, objetos comuns do dia a dia. No entanto, essa peça aqui se diferencia bastante das demais; ela possui um defeito de fabricação que a torna única. Observe a unidade em questão nas imagens a seguir:
Características da moeda de 25 centavos
Essa moeda, conforme você pode perceber, apresenta uma descentralização de disco. Quando isso acontece, o design da moeda é afetado, em alguns casos de forma mais significativa do que em outros. Aqui, podemos perceber nitidamente o impacto da falha.
Erros desse tipo tendem a chamar bastante atenção no mundo da numismática, a ciência que estuda moedas e cédulas. Os praticantes dessa atividade estão sempre em busca de itens incomuns que se diferenciem dos demais.
Essa peça está à venda no site Numismarket por R$ 180.
A questão da conservação
Além de apresentar tal característica chamativa, a moeda também está bem conservada, o que é bastante importante. Você já deve ter se deparado com moedas muito gastas, arranhadas, manchadas ou danificadas de outras maneiras. Moedas desse tipo, mesmo quando são raras, podem deixar de ter qualquer valor a depender da extensão desses danos.
Escala de conservação na numismática
Existe, aliás, uma escala que serve para classificar as moedas, visando encaixá-las em categorias conforme o quão bem preservadas elas estão. A seguir, confira a escala completa:
- Flor de Cunho (FC): Moeda em estado perfeito, como se tivesse acabado de ser cunhada. Sem qualquer sinal de desgaste.
- Soberba (S): Moeda que apresenta um leve sinal de manuseio, mas ainda muito valiosa, na maior parte das vezes.
- Muito Bem Conservada (MBC): Moeda com alguns maiores sinais de circulação. No entanto, os detalhes ainda estão nítidos.
- Bem Conservada (BC): Moeda com sinais de uso consideráveis. Desgaste evidente e detalhes menos nítidos, ainda que não seja uma moeda ruim.
- Regular (R): Moeda em mau estado. Detalhes principais ainda identificáveis, mas com muitos sinais de uso.
- Um Tanto Gasta (UTG): Moeda extremamente danificada. Detalhes principais difíceis de identificar e com danos extensivos. Normalmente não é sequer colecionável.
Avaliando e vendendo moedas raras
Para identificar se uma moeda com defeito de fabricação, como a descentralização de disco, é realmente valiosa, é essencial considerar tanto a raridade do erro quanto o estado de conservação da peça.
Se você possui uma moeda rara e deseja vendê-la, há várias opções. Casas de leilões e lojas virtuais de são boas opções. Você também pode tentar vender por meio grupos dedicados à numismática no Facebook ou outras redes sociais.
Ainda existe mais uma alternativa popular: os marketplaces. Sites como Mercado Livre e OLX são bastante utilizados pelo público geral e seguidamente servem como canal de vende para itens colecionáveis diversos.