Você não conhece estes usos do vinagre de maçã

Confira os melhores truques com vinagre de maçã

Além de ser um alimento, o vinagre de maçã é um produto que possui muitos outros usos.

Rico em nutrientes e propriedades benéficas para o corpo, ele pode ser utilizado de maneiras surpreendentes no dia a dia.

Sendo assim, hoje listaremos sete usos do vinagre de maçã que você provavelmente desconhece, e que certamente adorará descobrir.

Limpeza doméstica: um dos usos do vinagre de maçã

Além de ser uma opção mais natural e sustentável em relação aos produtos químicos de limpeza convencionais, o vinagre de maçã é um excelente aliado na limpeza doméstica.

Dessa forma, diluído em água, ele pode ser utilizado para limpar pisos, azulejos, vidros, espelhos e até mesmo para remover manchas de tecidos.

A saber, seu poder antibacteriano e desinfetante ajuda a eliminar germes e bactérias eficientemente.

usos do vinagre de maçã - Reprodução Canva
usos do vinagre de maçã – Reprodução Canva
Você não conhece estes usos do vinagre de maçã - Reprodução Canva
Você não conhece estes usos do vinagre de maçã – Reprodução Canva

Tratamento capilar

Um dos usos mais populares do vinagre de maçã é como tratamento capilar. Isso porque ele ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, combate a caspa, fortalece os fios e confere brilho aos cabelos.

Basta diluir o vinagre em água e aplicar nos cabelos após a lavagem, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Ou ainda, você pode optar por misturar duas colheres de chá de vinagre de maçã na sua máscara capilar para intensificar sua ação.

Assim, seus nutrientes também contribuem para o crescimento saudável dos fios.

Cuidados com a pele

O vinagre de maçã é um excelente aliado para a saúde da pele devido às suas propriedades antissépticas e adstringentes.

Assim sendo, ele pode ser utilizado como tônico facial, auxiliando na limpeza dos poros e no controle da oleosidade.

Também é eficaz no tratamento de acne, manchas e irritações cutâneas.

Diluído em água e aplicado com auxílio de um algodão, o vinagre de maçã pode proporcionar uma pele mais limpa e saudável.

No entanto, é importante ressaltar que se possível, o ideal é consultar um dermatologista antes de fazer o uso dessa misturinha, e suspenda o uso ao menor sinal de irritação cutânea.

Alívio de dores musculares

O vinagre de maçã pode ser um aliado para aliviar dores musculares e inflamações. Seu ácido acético possui propriedades relaxantes e anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a sensação de dor.

Para isso, basta diluir o vinagre em água morna e utilizar essa solução para fazer compressas nos locais afetados.

Assim, essa técnica também pode servir para aliviar a fadiga muscular após exercícios intensos.

Um dos usos do vinagre de maçã: auxilia na higiene bucal

O vinagre de maçã também pode ser utilizado como enxaguante bucal, contribuindo para a higiene e saúde oral. A saber, seu poder antibacteriano ajuda a combater as bactérias causadoras de mau hálito e gengivite.

Assim, diluído em água, o vinagre de maçã pode ser utilizado para fazer gargarejos ou como um enxaguante bucal natural após a escovação dos dentes.

É importante ressaltar que o uso excessivo pode danificar o esmalte dos dentes, portanto, é recomendado utilizar com moderação.

Repelente natural

Você sabia que além de seus outros benefícios, o vinagre de maçã também pode ser um ótimo repelente natural? Isso mesmo, se diluído em água e aplicado na pele, ele pode ajudar a afastar mosquitos e outros insetos irritantes.

Além disso, essa solução também pode borrifar em ambientes externos para evitar que insetos indesejados se aproximem.

Essa alternativa é mais segura e menos agressiva do que os repelentes químicos convencionais.

Vinagre de maçã ajuda na perda de peso

Por fim, o vinagre de maçã pode ser um aliado para aqueles que buscam perder peso. Estudos indicam que o ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a reduzir a sensação de fome e auxilia na queima de gordura.

Além disso, ele também contribui para a digestão e a absorção de nutrientes.

Porém, é importante ressaltar que o vinagre de maçã não é um milagre para o emagrecimento e seu consumo deve ser em conjunto a uma dieta com equilíbrio e à prática regular de exercícios físicos.

Portanto, agora está claro que o vinagre de maçã possui usos surpreendentes que vão muito além da culinária.

Afinal, seus nutrientes e propriedades benéficas podem ter proveito em diversos aspectos do nosso dia a dia, desde a limpeza doméstica até os cuidados com a saúde e a beleza.

Portanto, vale a pena explorar essas alternativas mais naturais e sustentáveis para aproveitar ao máximo os benefícios desse ingrediente versátil.

E se você achou proveitoso descobrir mais sobre os usos do vinagre de maçã, deixe aqui o seu comentário e compartilhe também essas dicas com seus amigos que amam uma receitinha caseira!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.