Visa diz que inovação em pagamentos está acelerando na América Latina

Visa diz que inovação em pagamentos está acelerando na América Latina

Estudo da empresa mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias, com destaque para o uso de biometria, tokenização e IA

A terceira edição do seu estudo State of Innovation, um estudo da Visa, aponta uma aceleração no índice de adoção de tecnologia nas empresas da América Latina. De acordo com o relatório, há uma estratégia de inovação mais descentralizada e aberta que está aumentando o uso de tecnologia nos pagamentos.

LEIA MAIS: Brasileiros estão abertos para experimentar novas tecnologias de pagamento

A empresa explica que, enquanto em 2020 as empresas concentram-se em migrar para canais digitais na esteira da covid-19, hoje, elas estão trabalhando para solucionar as barreiras estruturais que atrapalham a digitalização. De fato, as tecnologias que melhoram a segurança e viabilizam experiências de pagamento simplificadas têm sido as mais adotadas entre todas as empresas pesquisadas. Biometria, tokenização e inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes foram as tecnologias com o maior aumento no uso no ano passado em relação a 2020. 

Na edição de 2022, os resultados também mostram uma aceleração na inovação em pagamentos – o percentual de participantes que estão no estágio Avançado de inovação teve a maior alta, subindo de 17% para 23% em relação a 2020, demonstrando que as empresas mais inovadoras da região estão abrindo caminho para ecossistemas digitais mais confiáveis e fortes. Além disso, o número médio de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) das entidades pesquisadas aumentou 53% em relação a 2020. 

Brasil é líder em inovação 

O Brasil lidera com mais de um terço das empresas mais inovadoras, de acordo com o estudo da Visa. No País, as companhias tendem a ter mais parcerias com startups e são mais propensas a ter um investimento direto ou parcial. Além disso, elas também estão à frente em termos de tecnologia por terem um número significativamente maior de APIs e estão experimentando ativamente tecnologias avançadas, como IA, tokenização e criptografia. 

A pesquisa também revela as características mais importantes compartilhadas atualmente pelas empresas consideradas líderes em inovação: 

  • A inovação é descentralizada em toda a organização, está profundamente integrada à estratégia corporativa e é promovida pelos executivos do C-level com equipes autônomas e ágeis. Além disso, 93% das empresas mais inovadoras dizem usar incentivos para promover a inovação de forma mais ampla em toda a organização. 
  • Ao compartilharem abertamente seus dados, quebrarem silos e fazerem parcerias externas, elas adotam uma estratégia de inovação aberta para oferecer uma experiência superior aos seus clientes. 
  • Elas estão usando tecnologias de última geração, entre as quais, inteligência artificial (IA), machine learning, biometria, open banking, pagamentos mais rápidos e muitas outras para derrubar as últimas barreiras à digitalização: fraudes, pagamentos lentos, silos de dados e experiências de cliente desarticuladas. 
  • Em vez de se dedicarem a grandes lançamentos, essas empresas estão sempre revisando seus produtos e serviços atuais, usando testes contínuos em tempo real e feedbacks constantes dos clientes. 

Outras conclusões do estudo de inovação em pagamentos

A pesquisa foi conduzida pela Americas Market Intelligence (AMI) entre maio a novembro de 2021, com a avaliação de mais de 100 empresas da América Latina, tendo como base em cinco pilares de inovação: suporte interno para a inovação, colaboração externa, execução, uso de tecnologia e capacidade de escala. As empresas participantes foram classificadas em cinco estágios de inovação: inicial, em desenvolvimento, intermediário, avançado e inovador nato/maduro. O estudo incluiu entrevistas com CEOs, COOs, CTOs e fundadores de empresas. Você pode ver mais conclusões da pesquisa abaixo: 

  • Dois terços das entidades da amostra estão usando IA e machine learning (ML) para entender mais profundamente seus clientes e criar experiências personalizadas e individualizadas. O uso de IA aumentou em todas as entidades pesquisadas no ano passado e quase todas as empresas mais inovadoras adotaram IA e ML em alguma medida. 
  • Cada vez mais, as empresas têm adotado ferramentas de segurança avançadas para proteger informações sensíveis. Algumas das mais implementadas são IA para detecção de fraudes, tokenização e biometria, que em 2021 registrou o maior uso (74%) entre as empresas pesquisadas, sendo a autenticação facial a aplicação mais usada (63%). 
  • Há uma crescente descentralização dos serviços financeiros por meio de tecnologias como open banking, a ativação de tudo como um serviço (everything-as-a-service) e blockchain. Na verdade, quase metade das empresas pesquisadas e 60% das mais inovadoras indicam que já estão desenvolvendo soluções de open banking. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?