Ciência: Como os videogames afetam a função cerebral

Determinadas pesquisas sugerem que há uma ligação entre jogar certos videogames e melhorar as habilidades de tomada de decisão e flexibilidade cognitiva. Há uma diferença observável entre a estrutura cerebral de indivíduos que jogam videogame com frequência e daqueles que não o fazem.

Os videogames, na verdade, aumentam o volume do cérebro em áreas responsáveis pelo controle da habilidade motora fina, pela formação de memórias e pelo planejamento estratégico.

Esses aparelhos podem desempenhar um papel terapêutico no tratamento de uma variedade de distúrbios cerebrais e condições resultantes de lesões cerebrais.

Os videogames aumentam o volume do cérebro

Um estudo do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e da Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus revelou que jogar jogos de estratégia em tempo real, como Super Mario 64, pode aumentar a massa cinzenta do cérebro.

A matéria cinzenta é a camada do cérebro também conhecida como córtex cerebral . O córtex cerebral cobre a parte externa do cérebro e cerebelo . Aumentos de massa cinzenta foram encontrados no hipocampo direito, córtex pré-frontal direito e cerebelo daqueles que jogavam jogos de estratégia.

O hipocampo é responsável por formar, organizar e armazenar memórias. Ele também conecta emoções e sentidos, como cheiro e som, às memórias. O córtex pré-frontal está localizado no cérebro lobo frontal e está envolvido em funções, incluindo tomada de decisão, solução de problemas, planejamento, movimento muscular voluntário e controle de impulso.

O cerebelo contém centenas de milhões de neurônios para processar dados. Ajuda a controlar a coordenação de movimentos finos, tônus ??muscular, equilíbrio e equilíbrio. Esses aumentos na massa cinzenta melhoram a função cognitiva em regiões específicas do cérebro.

Jogos de ação melhoram a atenção visual

Estudos também indicam que jogar certos videogames pode melhorar a atenção visual. O nível de atenção visual de uma pessoa depende da capacidade do cérebro de processar informações visuais relevantes e suprimir informações irrelevantes.

Em estudos, os jogadores de vídeo superam consistentemente seus colegas não jogadores ao realizar tarefas relacionadas à atenção visual. É importante notar que o tipo de videogame jogado é um fator significativo em relação ao aprimoramento da atenção visual.

Jogos como o Halo, que requerem respostas rápidas e atenção dividida às informações visuais, aumentam a atenção visual, enquanto outros tipos de jogos não. Ao treinar jogadores que não usam videogame com videogames de ação, esses indivíduos mostraram melhora na atenção visual.

Acredita-se que os jogos de ação possam ter aplicações no treinamento militar e em tratamentos terapêuticos para determinadas deficiências visuais.

E então, qual sua opinião sobre esse assunto?

Não deixe de ler também – Vício em jogos: Efeitos negativos no desempenho de estudantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.