Vida pré-histórica durante o período Devoniano

Do ponto de vista humano, o período Devoniano foi um momento crucial para a evolução da vida dos vertebrados: este foi o período da história geológica em que os primeiros tetrápodes escalaram os mares primordiais e começaram a colonizar a terra seca.

A saber, ocupou a metade da Era Paleozoica (542-250 milhões de anos atrás), precedido pelos períodos Cambriano, Ordoviciano e Siluriano e seguido pelos períodos Carbonífero e Permiano.

Entenda melhor características do período Devoniano para estudar!

Clima e geografia

O clima global durante o período Devoniano foi surpreendentemente ameno, com temperaturas médias do oceano de “apenas” 80 a 85 graus Fahrenheit (em comparação com 120 graus durante os períodos Ordoviciano e Siluriano anteriores).

Os Polos Norte e Sul eram apenas marginalmente mais frios do que as áreas mais próximas do equador, e não havia calotas polares; as únicas geleiras eram encontradas no topo de cadeias de montanhas altas.

Os pequenos continentes de Laurentia e Báltica gradualmente se fundiram para formar a Euramerica, enquanto o gigante Gondwana (que estava destinado a se dividir milhões de anos depois na África, América do Sul, Antártica e Austrália) continuou sua lenta deriva para o sul.

Vida terrestre no período Devoniano

  • Vertebrados

Foi durante o período Devoniano que ocorreu o evento evolucionário arquetípico na história da vida: a adaptação dos peixes de nadadeiras lobadas à vida em terra firme.

Os dois melhores candidatos para os primeiros tetrápodes (vertebrados de quatro patas) são Acanthostega e Ichthyostega, que evoluíram de vertebrados anteriores, exclusivamente marinhos, como Tiktaalik e Panderichthys.

Surpreendentemente, muitos desses primeiros tetrápodes possuíam sete ou oito dígitos em cada um de seus pés, o que significa que eles representavam “becos sem saída” na evolução, uma vez que todos os vertebrados terrestres na Terra hoje empregam o plano corporal de cinco dedos e cinco dedos.

  • Invertebrados

Embora os tetrápodes fossem certamente a maior novidade do período Devoniano, eles não foram os únicos animais que colonizaram a terra firme.

Havia também uma grande variedade de pequenos artrópodes, vermes, insetos que não voam e outros invertebrados incômodos, que se aproveitaram dos complexos ecossistemas vegetais terrestres que começaram a se desenvolver nesta época para se espalhar gradualmente para o interior (embora ainda não muito longe de corpos d’água).

Durante esse tempo, porém, a maior parte da vida na Terra vivia nas profundezas da água.

A extinção Devoniana final

O final do período Devoniano marcou o início da segunda grande extinção da vida pré-histórica na Terra, sendo a primeira o evento de extinção em massa no final do período Ordoviciano.

Nem todos os grupos de animais foram afetados igualmente pela Extinção Devoniana Final: placodermes e trilobitas que viviam em recifes eram especialmente vulneráveis, mas organismos do fundo do mar escaparam relativamente ilesos.

As evidências são vagas, mas muitos paleontólogos acreditam que a extinção Devoniana foi causada por vários impactos de meteoros, detritos dos quais podem ter envenenado as superfícies de lagos, oceanos e rios.

E então, gostou de conhecer mais sobre o período Devoniano?

Não deixe de ler também – Vida na Terra durante o período pré-cambriano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.