Vestibulinho 2024: Etecs divulgam resultado dos pedidos de redução da taxa

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECS) divulgaram nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, o resultado dos pedidos de redução da taxa de inscrição do Vestibulinho 2024, processos seletivo que visa o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo do próximo ano.

Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício já podem conferir no site do Vestibulinho o resultado da redução da taxa. Para ter acesso ao resultado, basta acessar a Área do Candidato com o número de CPF e senha cadastrados no momento da solicitação.

Segundo o edital do processo seletivo, puderam solicitar a redução do valor da taxa de inscrição os estudantes egressos de escolas públicas que são membros de famílias de baixa renda.

De acordo com o cronograma divulgado pelas ETECS, os candidatos beneficiados com a redução da taxa podem fazer a inscrição até o dia 8 de novembro. Neste dia se encerra o prazo geral de inscrição do processo seletivo. Veja a seguir como se inscrever no Vestibulinho 2024!

Inscrições abertas

As ETECS já estão recebendo as inscrições para o Vestibulinho 2024. Os interessados deverão se inscrever virtualmente até às 15h do dia 8 de novembro (horário de Brasília).

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site do Vestibulinho e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. No caso de menores de 16 anos, o formulário de inscrição deverá ser preenchido pelo representante legal (pai, mãe, tutor ou curador) do estudante.

No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher uma opção de curso. O valor integral da taxa de inscrição é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais). O prazo para os pagamentos vai até o dia 9 de novembro.

Vestibulinho 2024
Estão sendo ofertadas 91.913 vagas em cursos técnicos ministrados em todo o estado de São Paulo. Imagem: ETECS/ Divulgação

Provas do Vestibulinho 2024/1

A classificação dos candidatos será estabelecida a partir do desempenho obtido pelos estudantes em provas aplicadas pelas Etecs. As avaliações abarcarão os componentes curriculares do Ensino Fundamental.

De acordo com o cronograma, as provas do Vestibulinho 2024/1 serão aplicadas em 10 de dezembro. O cronograma indica ainda que a aplicação será à tarde, no período das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).

Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico farão uma prova com 50 questões objetivas. Já para os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

Orientações para as provas

Conforme estabelecido no edital, haverá locais de prova nos municípios para os quais há oferta de vagas. Os candidatos com inscrições homologadas poderão consultar informações sobre os locais de prova a partir do dia 6 de dezembro.

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar aos locais de aplicação com antecedência. Além disso, o candidato deverá apresentar documento original de identificação com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Sistema de Pontuação Acrescida

Conforme o edital, o Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida para estudantes negros de escolas públicas. Trata-se de um acréscimo de pontos à nota final obtida pelo candidato no processo seletivo.

Terá direito ao benefício o candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino.

Resultados

A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 14 de dezembro, enquanto o resultado final do Vestibulinho 2024/1, com a lista de aprovados, está previsto para o dia 11 de janeiro. Os convocados na 1ª chamada deverão realizar as matrículas nos dias 19 a 21 do mesmo mês.

Para mais informações, confira o site do Vestibulinho.

Leia também Inep inicia reaplicação das provas do Encceja 2023 nesta terça-feira (17); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.