Nós sabemos que os vestibulares são provas importantes e complexas. Muitos candidatos se preparam por anos para poder enfrentar esses exames e conseguir altos desempenhos.
Contudo, muitos estudantes acabam sofrendo com a ansiedade nos dias dos exames, o que acaba comprometendo o desempenho do candidato na prova.
Mas, fique tranquilo: existem algumas estratégias que podem te ajudar a enfrentar os vestibulares com menos ansiedade e estresse. O artigo de hoje separou algumas dessas dicas, confira!
Comece a se preparar com antecedência
Um dos principais motivos que provocam a ansiedade dos candidatos no dia ou na semana dos vestibulares é a sensação de que eles não conseguiram estudar o suficiente para enfrentar o exame.
Para evitar esse problema, é importante que você comece a se preparar e a estudar com antecedência. Se possível, organize um cronograma de estudos para que o seu tempo disponível seja distribuído da melhor forma possível. Dessa maneira, você conseguirá estudar tudo aquilo que precisa e se sentirá menos ansioso e despreparado no dia do exame.
Descanse com frequência
A sobrecarga e o cansaço durante os estudos podem provocar ataques de ansiedade e de estresse. Assim, é fundamental que você faça pausas e descanse frequentemente ao longo da sua preparação.
Lembre-se de que o importante é a qualidade do seu estudo e não somente a quantidade. Não adianta nada estudar por horas sem descanso todos os dias do ano e não conseguir fazer o vestibular devido ao estresse no dia da prova.
Para evitar esse problema, inclua descansos frequentes no seu plano de estudos. Além disso, busque entender como conciliar os estudos com os momentos de lazer ao longo da sua preparação.
Cuide da sua saúde física
Diversos estudos comprovam que a saúde física é muito importante para a saúde mental, uma vez que ambas se complementam.
Dessa forma, para que você consiga alcançar um bom desempenho no vestibular, é fundamental que o seu corpo também esteja recebendo os cuidados necessários. A prática frequente de atividades físicas, por exemplo, ajuda no controle da ansiedade e do estresse.
Evite a autocobrança excessiva
A autocobrança excessiva pode ser o maior inimigo dos vestibulandos. Você não precisa estudar em excesso, basta fazer aquilo que é necessário para enfrentar as provas do seu interesse.
Para evitar a autocobrança, que gera como consequência a ansiedade e o estresse, é importante criar metas realistas dentro dos seus estudos.
A importância da respiração e do relaxamento
A respiração e o relaxamento podem ser ferramentas muito eficientes para aliviar a ansiedade e o estresse desenvolvidos ao longo do processo de preparação para os vestibulares.
Assim, é fundamental que você pratique exercícios de respiração e relaxamento muscular de forma frequente para ajudar a manter a calma durante as provas. Você pode incluí-los, por exemplo, nos momentos de descanso ao longo da sua rotina de estudos.
Pratique a autoconfiança
Praticar a autoconfiança é fundamental para que você consiga lidar com a ansiedade e o estresse ao longo do processo de preparação para o vestibular.
Busque enxergar as habilidades que você desenvolveu, a sua evolução nos estudos, os assuntos que você está aprendendo, etc.
No dia da prova, é importante que você tenha em mente que você se preparou e estudou para esse momento e que, portanto, é capaz de enfrentá-lo com sucesso. Mantenha o pensamento positivo e foque em resolver as questões da melhor maneira possível.
Evite comparações com os outros
Fazer comparações não irá ajudar em nada o seu processo de estudos, pelo contrário: elas irão aumentar a sua ansiedade e o seu estresse.
Tenha em mente que cada estudante possui o seu próprio ritmo e suas próprias habilidades e o desempenho de outro candidato não tem nada a ver com o seu. Dessa forma, busque focar nos seus próprios estudos e evite comparações com os outros.