Dicas: como fazer um plano de estudo?

Confira!

Como fazer um plano de estudo?

Todos nós sabemos que estudar para uma prova importante, como o ENEM, um vestibular ou um concurso público, envolve a abordagem de muitos conteúdos diferentes em um período de tempo não tão longo.

Assim, você precisa saber que a organização pode ser a sua melhor aliada ao longo dessa jornada. Isso mesmo: você precisa manter um certo nível de organização para conseguir estudar de forma consistente e eficiente.

Dessa forma, o que você acha de montar um plano de estudo para te guiar?

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a montar o seu próprio plano de estudo de acordo com os seus objetivos.

O tempo disponível

O primeiro passo para começar a organização do seu plano de estudo é separar todo o seu tempo disponível para os estudos.

Você precisa conseguir visualizar todo o seu tempo disponível para estudos para, somente depois disso, dividir o tempo por meio de um cronograma eficiente e que fará com que você consiga abordar todo o conteúdo necessário até o dia da prova.

Separe o conteúdo a ser estudado

Esse é o segundo passo: o que você precisa estudar? O que será abordado pela prova para a qual você está se preparando?

Para te ajudar nessa etapa, recomendamos que você leia o edital da prova que você pretende fazer e anote tudo o que será cobrado no exame.

Com os conteúdos em mente, divida tudo o que precisa ser estudado ao longo dos dias da semana e do seu tempo disponível para estudo.

Metas de curto, médio e longo prazo

Para tornar o seu plano de estudo mais eficiente, você deve estabelecer metas de curto, médio e longo prazo que você pretende alcançar ao longo dos seus estudos.

As suas metas de curto prazo podem incluir coisas que você pretende fazer até a próxima semana, por exemplo.

As metas de médio prazo podem incluir objetivos que pode pretende alcançar em um mês ou dois.

As metas de longo, prazo, por exemplo, podem objetivos que você quer alcançar perto da  data da própria prova.

Separar metas pode ser uma atitude que irá te manter motivado ao longo dos seus estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.