Vestibular Unicamp: como funciona a prova de redação? - Notícias Concursos

Vestibular Unicamp: como funciona a prova de redação?

Entenda o funcionamento da prova

Vestibular Unicamp: entenda o funcionamento da prova de redação

A redação do vestibular da Unicamp é considerada difícil por muitos vestibulandos brasileiros. Isso porque, ela não é necessariamente uma dissertação. A prova já abordou gêneros textuais como carta, carta aberta, crônica, entre outros.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para te ajudar a entender como a redação do vestibular da Unicamp funciona!

Redação Unicamp: como funciona?

A primeira coisa que você deve saber é que o vestibular da Unicamp pode pedir diversos gêneros textuais e não somente a dissertação argumentativa, como acontece na prova do ENEM, por exemplo. Assim, quando analisamos as edições anteriores do vestibular, nos deparamos com diversos tipos textuais: podcast, crônica, abaixo-assinado, carta de palestra, artigo de opinião, etc.

Dessa maneira, podemos dizer que dentro da prova de redação do vestibular em questão a compreensão da estrutura esperada pela banca avaliadora é de extrema importância.

Devemos destacar também que as redações da Unicamp devem ser desenvolvidas em, no máximo, 22 linhas, o que significa que os candidatos precisam desenvolver um texto objetivo.

Redação Unicamp: temas anteriores

Umas das melhores maneiras de se preparar para a prova de redação do vestibular da Unicamp é treinando muito. Para isso, é interessante que você use os temas das edições passadas do exame. Dessa maneira, você estará enfrentando uma situação real e que poderia ter acontecido com você.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe os temas das provas de redação do vestibular Unicamp dos últimos anos. São eles:

  • 2020: texto para podcast e crônica sobre machismo na sociedade atual
  • 2019: abaixo-assinado sobre doutrinação ideológica e comentário para um fórum de uma rede social
  • 2018: texto para uma palestra sobre pós-verdade e artigo de opinião sobre liberdade de expressão.
  • 2017: carta para seção do leitor em resposta ao artigo apresentado e texto de apresentação para uma campanha de arrecadação
  • 2016: resenha e texto de divulgação científica
  • 2015: síntese sobre a humanização do atendimento à saúde e carta-convite para discutir soluções para resolver conflitos violentos no ambiente escolar

Viu como a prova de redação da Unicamp traz diferentes gêneros textuais?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?