Guia para usar o SISU: tudo sobre o sistema

O que é o SISU?

O SISU, Sistema de Seleção Unificada, terá suas inscrições abertas para o segundo semestre de 2021 do dia 03 ao dia 06 de agosto. É válido destacar que serão oferecidas vagas tanto para cursos presenciais como para cursos à distância.

Ainda, o sistema abre também no início do ano, para que os estudos possam utilizar a nota do ENEM para garantir uma vaga na universidade. Para te ajudar a utilizar o SISU, o artigo de hoje trouxe um guia com tudo aquilo que você precisa saber sobre o portal e sobre como utilizá-lo.

Como funciona o SISU?

O SISU é direcionado aos estudantes que querem frequentar uma instituição pública de ensino superior e promove as seleções duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. As participações são destinadas aos participantes do ENEM, que passaram por esse exame sem ter uma nota de redação igual a zero.

Vamos conferir, a seguir, quais serão as datas utilizadas pelo SISU ainda no segundo semestre de 2021.

SISU: As datas para o segundo semestre de 2021

  • De 03 a 06 de agosto: datas para a inscrição
  • Dia 10 de agosto: data da chamada única
  • De 11 a 16 de agosto: período em que os selecionados pela chamada única deverão efetuar a matrícula nas respectivas instituições
  • Dia 18 de agosto:  as listas de espera estarão disponíveis para as instituições participantes
  • Dia 19 de agosto: os selecionados pela lista de espera serão convocados pelas instituições

SISU: O passo a passo

Vamos conferir, a seguir, como o SISU deverá ser utilizado no segundo semestre. Lembre-se de que esse passo a passo poderá ser utilizado também para os futuros períodos de abertura do sistema.

Entre os dias 03 e 06 de agosto, o candidato deverá acessar o site do SISU com sua senha obtida no momento da inscrição no ENEM. Acessando o sistema, uma página de confirmação de dados será aberta. Confira os dados e confirme ou, caso algo esteja incorreto, altere os mesmos.

Em seguida, busque seu curso. Há também a possibilidade de pesquisar a quantidade de vagas para o sistema de cotas e para a ampla concorrência. Depois disso você deverá escolher a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas, etc).

Aguarde o dia do resultado. Caso você seja selecionado, descubra agora quais serão os documentos necessários para a matrícula: você terá que ter todos os documentos corretos até o dia da matrícula.

Para uma segunda opção, será necessário repetir todos os procedimentos supracitados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.