Vestibular UFPR 2024: último dia para solicitar isenção da taxa via CadÚnico

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma instituição de ensino superior pública que foi fundada em 1912. A instituição oferece uma série de cursos de graduação de excelência, atraindo estudantes de todas as partes do país.

As inscrições para o Vestibular 2024 da instituição já estão abertas. Porém, os candidatos devem ficar atentos: o prazo para pedido da isenção da taxa via CadÚnico termina nesta sexta-feira, dia 14 de julho. 

Assim, para que você ainda consiga enviar a sua solicitação e garantir o benefício, o artigo de hoje separou um resumo completo com as principais informações que você precisa saber sobre o Vestibular 2024 da UFPR. Confira!

Vestibular UFPR 2024: prazo para solicitação da isenção termina nesta sexta-feira (14)

As inscrições para o Vestibular 2024 da UFPR começaram no dia 1º de junho e os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de agosto.

Todos os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 195,00 para participar do processo seletivo. O pagamento poderá ser realizado via boleto bancário ou PIX até o dia 24 de agosto. Porém, a UFPR também ofereceu aos estudantes a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição conforme os termos presentes no edital do vestibular 2024.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do UFPR (CadÚnico) poderão solicitar a isenção da taxa somente até às 23h59 desta sexta-feira, dia 14 de julho. Para solicitar o benefício, basta acessar o site do Vestibular da UFPR e preencher o formulário eletrônico disponível.

Vestibular 2024 UFPR
A UFPR oferece duas modalidades de solicitação da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2024. Imagem: UFPR/Reprodução

É importante ressaltar que essa não é a única modalidade de solicitação da isenção da taxa disponibilizada pela UFPR para esta edição do Vestibular. Os candidatos também que não estiverem inscritos no CadÚnico mas que comprovarem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo poderão solicitar a isenção também. Neste caso, o prazo para pedir o benefício termina no dia 21 de julho.

Vestibular UFPR 2024: modalidades de participação

Conforme as informações divulgadas, os candidatos poderão participar do Vestibular 2024 da UFPR por meio de uma das duas categorias a seguir: concorrência geral ou concorrência especial

Será necessário optar por uma categoria de concorrência no momento da inscrição. Além disso, os candidatos que optarem pela categoria de concorrência especial deverão, necessariamente, se encaixar em pelo menos um dos seguintes critérios: 

  • Renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo;
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo;
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo.

Vestibular UFPR 2024: provas

O vestibular 2024 da UFPR será realizado em duas fases.

A primeira fase será aplicada no dia 22 de outubro, a partir das 14h. A prova da primeira fase será composta por 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos estudados ao longo do ensino médio. As questões serão distribuídas da seguinte forma:

  • 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História;
  • 8  questões sobre Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano); 
  • 8 questões de Português, sendo 12 de uso da Língua Portuguesa e 6 de Literatura Brasileira;
  • 5 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Filosofia e Sociologia.

A segunda fase do Vestibular da UFPR, por sua vez, será aplicada nos dias 03 e 04 de dezembro e poderão participar da segunda fase os candidatos melhor classificados na primeira fase. A estrutura da segunda etapa do processo seletivo será a seguinte:

  • Uma prova de Compreensão e Produção de Textos, comum a todos os candidatos;
  • Até duas provas de questões discursivas de acordo com o curso escolhido;
  • Duas provas específicas (uma Teórica Objetiva e uma Prática) para os candidatos ao curso de Música que participarem dessa fase.

Vestibular UFPR 2024: divulgação dos resultados

Conforme as informações divulgadas pelo edital, os resultados com os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular da UFPR serão divulgados para todos os candidatos no dia 17 de janeiro de 2024.

Veja também: Vestibulares 2024: cronogramas das principais provas do país foram liberados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.