Vestibular UEL 2024: o que pode cair na prova de História?
A UEL, Universidade Estadual de Londrina, recebe alunos de todo o Brasil. Isso porque, a instituição é considerada uma das melhores de todo o país, oferecendo um ensino gratuito e de qualidade.
Dentre as matérias cobradas no vestibular, história merece uma atenção especial dos candidatos que desejam conseguir uma boa pontuação na prova.
Assim, para que você consiga se preparar para a próxima edição do processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de história que poderão ser cobrados com no vestibular da UEL. Vamos conferir!
Vestibular UEL 2024: estrutura
Antes de descobrirmos quais são os tópicos de história mais cobrados, precisamos ter em mente como é a estrutura do vestibular da UEL.
Normalmente, o vestibular da UEL é realizado em duas etapas e em datas distintas. A primeira fase do vestibular será aplicada no dia 5 de março de 2023. As provas serão formadas por 60 questões de múltipla escolha abordando temas estudados ao longo do ensino médio, incluindo história.
Vestibular UEL 2024: tópicos de história mais cobrados
A prova de história da UEL aborda, em questões amplas e normalmente interdisciplinares, o conceito de História, de historiografia, de tempo e de espaço.
Dentro da área de história antiga, a civilização grega é muito abordada. A civilização romana pode aparecer também, principalmente em questões sobre a ascensão e a queda do império romano.
Em relação à Idade Média, somente dois tópicos costumam ser abordados: o feudalismo e a transição do sistema feudal para o capitalismo.
Quanto à história moderna, o vestibular costuma contar com questões sobre as Grandes Navegações, as corporações de ofício, o Iluminismo, as Revoluções Burguesas e a Primeira Revolução Industrial. É válido ressaltar que esses tópicos são cobrados com maior ênfase nas provas de segunda fase.
Quanto à história do Brasil, é provável que apareçam questões sobre o fim do Pacto Colonial e a escravidão.
Por fim, dentro da história contemporânea, os tópicos mais cobrados pela prova são: a guerra fria, a ditadura militar, a globalização e o neoliberalismo.