Vestibular IFMT: como funciona?

Confira as principais informações sobre o processo seletivo

Vestibular IFMT: aquilo que você precisa saber

O IFMT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, é uma instituição de ensino superior fundada no ano de 1909.

Se você quer fazer parte do processo seletivo para estudar na instituição, é fundamental que você conheça algumas informações muito importantes sobre o vestibular do IFMT. Confira!

Vestibular IFMT: inscrições

As inscrições para o vestibular da IFMT são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição através do preenchimento de um formulário e resposta a um questionário sobre a situação social e econômica do candidato.

Para se inscrever nos cursos oferecidos pela instituição, o candidato precisará apenas de sua carteira de identidade e CPF. As inscrições para o vestibular 2023 estão abertas até o dia 2 de setembro de 2022 e uma taxa de 80 reais deverá ser paga no momento da inscrição. 

Vestibular IFMT: outras formas de seleção

O IFMT possui o seu próprio processo de seleção, o qual acontece por meio do vestibular. Porém, ao mesmo tempo, a instituição também seleciona os seus alunos dos cursos de graduação por meio das notas obtidas pelos alunos na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim como outras instituições, o IFMT também reserva um determinado número de vagas para candidatos que se autodeclararem negros, indígenas ou portadores de necessidades especiais.

Vestibular IFMT: outras formas de seleção

O IFMT cumpre com a lei no que diz respeito à reserva de vagas e apresenta em seu site oficial todas as situações possíveis para ingresso nessa modalidade.

Um determinado número de vagas é reservado para candidatos que se autodeclararem negros, indígenas ou portadores de necessidades especiais. Além disso, a instituição reserva 60% das vagas para os alunos que cursaram todos os anos do ensino médio na rede pública.

Para os candidatos que não se enquadrarem em nenhuma das situações, a opção de participar pela ampla concorrência deve ser a escolhida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.