Vestibular Digital 2024: UFGD encerra hoje o prazo para pedidos de isenção

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular Digital 2024. Os interessados têm até as 23h59 de hoje (horário do Mato Grosso do Sul) para fazer as solicitações. 

Conforme as orientações do edital, a UFGD está recebendo os pedidos exclusivamente de forma virtual, com o preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos necessários por meio do sie da universidade. 

O edital estabelece ainda que têm direito ao benefício da gratuidade na inscrição estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou em escola particular na condição de bolsista e que se enquadrem em um dos grupos indicados no edital:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

  • Indígenas;

  • Quilombolas;

  • Pessoas com deficiência (PcD);

  • Transgêneros, travestis, transexuais e pessoas não-binárias. 

Os estudantes interessados na isenção podem conferir a relação de documentos necessário para a comprovação dos critérios no edital.

A UFGD publicará o resultado preliminar da isenção no dia 25 de setembro, com recebimento de recursos contra pedidos indeferidos nos dias 26 e 27 seguintes. Após a análise dos recursos, a UFGD publicará o resultado final da isenção no dia 5 de outubro. 

A UFGD está com inscrições abertas para o Vestibular Digital 2024. Imagem: Reprodução
A UFGD receberá as inscrições para o Vestibular Digital 2024 até o dia 13 de outubro. Imagem: Reprodução/ UFGD

Vestibular Digital 2024: Inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular Digital 2024 já estão abertas. De acordo com o cronograma, a UFGD receberá as inscrições até as 23h59 do dia 13 de outubro de 2023.

Os interessados devem se inscrever de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Vunesp, fundação responsável por organizar e aplicar as provas do Vestibular Digital. No momento do cadastro, é necessário informar todos os dados pessoais e escolares e escolher uma opção de curso de graduação. Além disso, o candidato deve escolher participar da seleção em ampla concorrência ou através das cotas.

Para efetivar a inscrição, os candidatos não isentos devem pagar uma taxa no valor é de R$ 120,00 (cento e vinte reais) até o dia 16 de outubro.

Processo de seleção

Para selecionar os inscritos, a UFGD aplicará, através da Fundação Vunesp, um exame composto por questões sobre os assuntos das disciplinas do Ensino Médio. As provas do Vestibular Digital 2024 serão aplicadas online, em plataforma da Vunesp. 

De acordo com o cronograma, a data de aplicação das provas é 19 de novembro de 2023. A aplicação acontecerá no período da tarde, a partir das 13h (horário oficial do Mato Grosso do Sul).

Os candidatos responderão a uma Prova discursiva de Redação em Língua Portuguesa e a uma Prova objetiva com 25 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática.

Para que os candidatos conheçam a plataforma de aplicação, a UFGD vai ofertar um treinamento no dia 16 de novembro. A convocação para a prova sairá em 6 de novembro.

Vagas e resultados

De acordo com o edital, a oferta da UFGD é de 354 vagas em cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, com o ingresso dos novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. 

As vagas são para os cursos de Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (bacharelado), Matemática e Química.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado das provas está prevista para 8 de janeiro. O resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada para as matrículas, será publicado no 17 de janeiro.

Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.

Leia também Inep aplicará as provas do ENCCEJA 2023 em 27 de agosto; veja horários e o que levar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.