Vestibular de Medicina Unificado: FIMCA e Metropolitana recebem inscrições

Estão sendo oferecidas 180 vagas para o curso de Medicina

O Grupo Educacional Aparício Carvalho, por meio do Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA) e da Faculdade Metropolitana, localizados em Porto Velho, Rondônia, anunciou a realização de um processo seletivo unificado para as duas instituições.

Os candidatos poderão concorrer às vagas para o curso de Medicina da FIMCA e da Metropolitana. Porém, é preciso ficar atento: as inscrições do Vestibular de Medicina Unificado já estão abertas.

Dessa maneira, para que você possa realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Vestibular de Medicina 2024 da FIMCA e da Metropolitana. Vamos conferir mais informações!

Vestibular de Medicina Unificado: período de inscrições já começou

As inscrições para o Vestibular de Medicina Unificado 2024 da FIMCA e da Faculdade Metropolitana começaram no dia 01 de setembro. Segundo o calendário oficial do processo seletivo, todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 16 de outubro.

FIMCA
A FIMCA e a Metropolitana irão selecionar os seus futuros alunos por meio do Vestibular de Medicina 2024. Imagem: FIMCA/Reprodução

Serão aceitas as inscrições realizadas de forma online por meio do preenchimento do formulário online disponível no site da FIMCA.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar algumas informações importantes, como:

  • Modalidade de participação: vestibular online, prova presencial ou uso da nota do ENEM;
  • Instituição de interesse: FIMCA ou Metropolitana.

Vestibular de Medicina Unificado: taxa de inscrição

Todos os candidatos deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 550,00 para participar do Vestibular de Medicina Unificado 2024. O valor a ser pago será o mesmo independentemente da escolha da modalidade de participação e da instituição.

O pagamento deverá ser realizado via boleto bancário até o dia 17 de outubro, um dia após o fim das inscrições.

Vestibular de Medicina Unificado: uso da nota do ENEM

Os candidatos que optarem pela modalidade “uso da nota do ENEM” não precisarão realizar nenhum tipo de prova para concorrer às vagas disponibilizadas pela FIMCA e pela Metropolitana.

No ato de inscrição, o estudante deverá indicar ano e o número de inscrição do ENEM e a pontuação. Serão aceitas as notas obtidas entre os anos de 2017 e 2022.

Porém, é importante destacar que os candidatos que obtiveram média geral (considerando as cinco provas do ENEM) inferior a 450 pontos não poderão participar do processo seletivo.

Vestibular de Medicina Unificado: prova online e presencial

As provas do Vestibular de Medicina Unificado da FIMCA e da Metropolitana serão aplicadas em duas modalidades diferentes: online e presencial. Os candidatos deverão realizar o exame no dia 22 de outubro, das 10h às 14h.

Para para a prova presencial, os portões serão abertos às 8 horas e fechados às 9h30. Para as provas online, por sua vez, o acesso ao sistema será encerrado às 10h.

A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha (objetivas) distribuídas entre as seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação de tipo dissertativo-argumentativo a partir do tema proposto pela banca examinadora.

Os participantes que obtiverem nota zero na prova de redação serão eliminados do processo seletivo.

Vestibular de Medicina Unificado: oferta de vagas

Por meio do Vestibular de Medicina Unificado 2024, a FIMCA e a Metropolitana irão oferecer 180 vagas para o curso de Medicina. Veja a distribuição das vagas a seguir:

FIMCA:

  • Vestibular: 40 vagas;
  • Uso da nota do ENEM: 40 vagas.

Metropolitana:

  • Vestibular: 50 vagas;
  • Uso da nota do ENEM: 50 vagas.

Vestibular de Medicina Unificado: divulgação dos resultados

O resultado preliminar do Vestibular de Medicina Unificado 2024 será divulgado no dia 03 de novembro e os candidatos poderão enviar recursos.

Por fim, após a análise dos recursos, o resultado definitivo do processo seletivo será liberado no dia 07 de novembro.

Acesse o edital do Vestibular de Medicina Unificado para mais informações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.