ENEM 2023: conheça os temas mais recorrentes e como se preparar para eles

Confira as dicas que separamos para você

As provas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, serão realizadas em breve. Dessa maneira, os candidatos estão ansiosos e querem saber qual é a melhor forma de aproveitar o tempo que resta até o dia do exame para estudar.

Você pode estudar de diversas maneiras, mas uma ótima estratégia é focar os seus estudos nos temas mais recorrentes da prova. Dessa forma, você irá estudar tópicos que provavelmente estarão presentes na prova.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com alguns dos temas mais recorrentes da prova do ENEM 2023 e dicas sobre como você pode se preparar para eles.

Meio ambiente e problemas ambientais

Nos últimos anos, com a crescente preocupação global com o meio ambiente, as questões ambientais ganharam destaque no ENEM. Dessa forma, é muito provável que as questões de geografia, atualidades e biologia abordem temas como desmatamento, aquecimento global, poluição e conservação da biodiversidade.

As Grandes Navegações

Questões sobre as Grandes Navegações são muito frequentes na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM.

As Grandes Navegações foram o evento responsável por inaugurar a Idade Moderna, colocando fim ao período medieval. O termo é usado para indicar as expedições marítimas organizadas por países europeus a partir do ano de 1492.

Estudar para ENEM
É importante que você estude os tópicos mais abordados pela prova do ENEM. Imagem:
Polina Tankilevitch/Pexels

O evento é muito importante, já que as Grandes Navegações foram responsáveis por expandir o horizonte dos europeus em direção ao continente americano. Além disso, essas expedições também foram responsáveis por consolidar a importância de Portugal enquanto uma potência europeia da época.

No caso do Brasil, as Grandes Navegações foram fundamentais, uma vez que foi devido ao início dessas expedições que Portugal chegou ao continente americano.

Política e cidadania

O ENEM frequentemente aborda conceitos relacionados aos temas de política e cidadania, como democracia, direitos humanos, formas de governo, etc. Esses tópicos podem estar presentes nas questões de sociologia, filosofia ou história.

A Independência do Brasil

O processo de independência do Brasil foi consolidado no dia 7 de setembro de 1822, quando o país se tornou oficialmente independente de Portugal. O assunto é muito cobrado pelas questões do ENEM.

Dentre as principais consequências provocadas pelo evento, podemos mencionar a criação de um novo país independente de Portugal, com uma identidade e cultura próprias, o fortalecimento do nacionalismo e a consolidação do país como uma potência na América Latina.

Parasitologia

A parasitologia é um dos temas mais abordados pelas questões de biologia do ENEM. As questões sobre esse assunto pedem para o candidato discutir sobre as principais etapas do ciclo de vida de um determinado parasita e também a doença que é por ele causada.

Dentre as principais doenças mais cobradas, podemos citar: elefantíase, malária, dengue e esquistossomose.

Interações Intermoleculares

O assunto é extremamente cobrado pelas questões de química da prova do ENEM, que abordam temas como a separação de misturas e as diferentes propriedades dos compostos orgânicos.

Desigualdade social e suas consequências

A desigualdade social é uma questão muito importante para a prova do ENEM. Ela engloba tópicos como desigualdade de renda, acesso à educação, saúde e moradia.

O assunto pode estar presente também no tema da redação.

Como se preparar para enfrentar os assuntos mais cobrados?

Você pode estudar os assuntos mais cobrados pela prova do ENEM de diversas maneiras. Veja algumas sugestões a seguir:

  • Direcione o foco dos seus estudos: agora que você já conheceu alguns dos tópicos mais abordados pela prova do ENEM, é fundamental que você não tente estudar todos os temas que podem ser cobrados pela prova, mas que foque nos assuntos mencionados;
  • Organização: nesta reta final, é fundamental que você mantenha uma rotina e um plano de estudos organizados para conseguir revisar todos os tópicos mais abordados pela prova do ENEM antes da realização da prova;
  • Encontre podcasts sobre os assuntos: agora que você já sabe quais são os assuntos mais cobrados pela prova do ENEM, você pode buscar podcasts sobre os tópicos e se preparar ainda melhor.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.