Vestibular de Medicina 2023/2 Unitau: entenda como a prova de redação irá funcionar

A Universidade de Taubaté, conhecida como Unitau, é uma universidade com principal sede em Taubaté, interior do estado de São Paulo.

A instituição oferece diversos cursos e oportunidades para os seus estudantes. Mas, um dos maiores destaques da Unitau é o curso de Medicina, disputado por muitos candidatos.

As inscrições para a próxima edição do vestibular da instituição estão abertas. Para que você possa se preparar da melhor forma possível, é fundamental que você saiba como será a estrutura da prova.

Para te ajudar a turbinar a sua preparação, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o funcionamento da prova de redação do Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau. Vamos conferir!

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: estrutura da prova 

O Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau será dividido em duas etapas diferentes.

A primeira fase será aplicada no dia 04 de junho de 2023, das 9h às 13h. O exame será formado por 80 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Estrangeira, Biologia, Matemática, Física e Química.

A segunda fase do vestibular, por sua vez, será aplicada no dia 18 de junho de 2023, das 9h às 13h. Nessa fase, os candidatos deverão escrever uma redação em língua portuguesa e responder duas provas dissertativas compostas por 5 questões de Química e 5 questões de Biologia.

A redação é um elemento muito importante do Vestibular de Medicina da Unitau, uma vez que todos os candidatos que obtiverem nota zero na prova de redação serão desclassificados do processo seletivo.

Além disso, podemos dizer que a redação possui um peso significativo para a composição da nota final do candidato na segunda fase, podendo influenciar a aprovação do mesmo no vestibular.

Dessa forma, o artigo de hoje trouxe informações cruciais sobre a prova de redação do Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau.

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: como a redação deve ser escrita?

Segundo as informações que foram divulgadas, os examinadores esperam que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo na prova de redação. O texto deve ser coerente, coeso e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Por fim, também é esperado que o candidato seja capaz de escrever o texto a partir da leitura e compreensão de textos de apoio da prova, que estarão presentes no exame como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo candidato.

Durante a correção do texto, serão avaliados:

  • Adequação ao tema: o candidato deverá entender o tema proposto e aplicar conceitos diversos para desenvolver o tema, observando as instruções do enunciado e os limites do texto.
  • Adequação ao formato do texto dissertativo-argumentativo: o candidato deverá ser capaz de relacionar adequadamente as ideias e informações dos textos que integram a proposta de redação;
  • Coerência e coesão textual: o estudante deverá demostrar coerência ao defender um ponto de vista ou hipótese sobre o tema;
  • Adequação à norma-padrão da Língua Portuguesa: o candidato deverá demonstrar domínio da norma-padrão escrita da Língua Portuguesa e clareza na expressão das ideias;
  • As ideias apresentadas devem respeitar o direitos humanos.

Conforme aquilo que foi divulgado pela Unitau, a redação poderá ser anulada nas seguintes situações:

  • Se o candidato abordar outro tema diferente daquele da proposta da prova;
  • Se o candidato não cumprir as tarefas solicitadas na proposta;
  • Se o candidato reproduzir os textos em forma decolagem, sem elaboração dos elementos selecionados.

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: inscrições estão abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau estão abertas desde o dia 13 de março. Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 26 de maio de 2023.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente de forma online por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site oficial da Unitau.

Para participar, os interessados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição do vestibular no valor de R$ 380,00. Por meio do Vestibular de Medicina 2023/2, a Unitau irá oferecer 120 vagas para o curso de Medicina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.