Vestibular: Bons conselhos para quem tentou e não passou

Passar no vestibular não é nada fácil. Demanda meses de dedicação aos estudos, muita prática e resiliência. Afinal, trata-se de uma meta que pode mudar os rumos da vida de uma pessoa. Por isso pode ser bem frustrante saber que não conseguiu a aprovação.

Qual a saída então para dar a volta por cima e continuar a estudar para o seu objetivo? Desistir não é uma opção, vale dizer. Se o seu sonho envolve ingressar em uma determinada faculdade, deve perseverar nessa jornada.

Portanto, confira algumas soluções para que você mantenha sua disciplina e se motive para driblar o fantasma da reprovação!

O que fazer após a reprovação no vestibular

1 – Tire uns dias de descanso

A notícia da reprovação deixa qualquer pessoa triste e desanimada. Esses sentimentos negativos precisam se estabelecer, levar o tempo para serem digeridos por você e ir embora naturalmente. Desse modo, não deixe de tirar uns dias para descansar, dormir bem, fazer coisas que gosta e ficar com a família. Duas ou três semanas tende a ser suficiente para se recuperar do baque.

2 – Desabafe com alguém de confiança

Se o momento está bem difícil de superar, experimente conversar francamente com algum familiar – seus pais, por exemplo – ou então com um amigo. Caso não tenha alguém próximo, apostar na terapia pode ajudar bastante. De qualquer modo, não sofra sozinho e peça apoio de quem te rodeia.

3 – Faça uma autocrítica

Logo após a fase do choque emocional se estabelecer, pare para analisar quais os seus erros no último vestibular. O que te fez reprovar? Isso é extremamente importante para você poder se reerguer e montar um novo cronograma de estudos, mudar a rotina, assim como o foco.

4 – Reorganize seus estudos

Bom, agora você já percebeu onde errou no vestibular em que reprovou. Então pode elaborar uma nova programação de estudos, priorizando aquelas matérias mais complicadas, que precisam de reforço.

5 – Invista em orientação

Apostar em aulas extras, como em um cursinho pré-vestibular, por exemplo, pode ajudar, afinal, você precisará de um impulso a mais para ir com tudo na próximo vestibular.

6 – Avalie a sua saúde

Tanto a condição mental quanto física precisam se manter em dia para que você melhore o desempenho no vestibular. Não adianta você ter um cronograma de estudos perfeito se não preparar a sua cabeça para o momento da avaliação. Além disso, hábitos como má alimentação, uso de remédios em excesso, tabagismo e ingestão de álcool, assim como o sedentarismo podem atrapalhar a obtenção de resultados bons.

E então, o que achou dos conselhos? Use-os para se levantar mesmo após não encontrar seu nome na lista. Você poderá elevar ainda mais o seu desempenho e conquistar seu sonho.

Leia também – Vestibular: Diferença entre cursos mais procurados e concorridos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.